Início Destaque Bolsonaro desafia Ciência e libera Cloroquina para pacientes de Covid-19 com sintomas...

Bolsonaro desafia Ciência e libera Cloroquina para pacientes de Covid-19 com sintomas leves
Porém, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda não existe nenhum tratamento comprovado contra o coronavírus

148
0
Foto: Reprodução/Internet

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (20) o protocolo que libera foi dado ao Sistema Único de Saúde (SUS). o uso da cloroquina até para casos leves de covid-19. Até então, o protocolo previa a medicação para casos graves. A liberação do uso do medicamento foi assinado pelo ministro-interino da Saúde, general Eduardo Pazuello.

Porém, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda não existe nenhum tratamento comprovado contra o coronavírus.

No final de março, o Ministério da Saúde incluiu em seus protocolos a sugestão de uso da cloroquina em pacientes hospitalizados com gravidade média e alta, mas mantendo a norma corrente na medicina de que cabe ao médico a decisão sobre prescrever ou não a substância ao paciente. O que será continuado com os pacientes leves.

Por outro lado, o  Conselho Federal de Medicina (CFM) não recomenda o uso da droga, mas autorizou a prescrição em situações específicas, inclusive em casos leves, a critério do médico e em decisão compartilhada com o paciente.

Cerca de 3,4 milhões de doses do medicamento para os sistemas de saúde dos estados, foram distribuídos pela pasta.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui