
Lutar pela vida da mãe e da avó contra a Covid. Essa tem sido a rotina diária do autônomo Gabriel de Paula Carvalho, 19 anos, morador do Monte Sinai, zona Norte de Manaus. Elen da Silva Paula, 41 anos, e Maria das Graças, 70 anos, estão intubadas em duas unidades de Manaus, em estado grave. “Não é fácil. Elas são o que tenho de mais importante na minha vida. Elas me criaram, moramos a vida toda juntos. É tudo muito intenso. Uma verdadeira batalha.”

Com 80% dos pulmões comprometidos pela Covid, Elen tem sido uma guerreira na UTI do Prontocord. Ela foi para a UTI no dia 19, três dias após dar entrada na enfermaria. Mãe de Gabriel, da pequenina Clara Emanuelle, de 3 anos, casada e uma profissional de mão cheia nas estamparias, o desafio de vencer o coronavírus e voltar para casa é o desejo de todos na família. “No começo ela reclamou de dor no peito, dor de cabeça e foi quando nós levamos ao médico e ela foi logo internada.”

AVÓ TAMBÉM INTUBADA
Gabriel falou ao REPÓRTER MANAÓS na manhã desta segunda-feira (1), minutos após pegar o boletim médico da avó. Maria das Graças foi intubada neste fim de semana na Beneficente Portuguesa. “A sensação é uma das piores da minha vida.”, disse o neto, com o coração divido entre mãe e avó.

Dona Maria está há 15 dias com febre. “Nós não contamos para ela que a mamãe foi intubada, por causa do emocional. Mas temos muita fé que as duas vão vencer. Tenho orado bastante.”
Hoje, Gabriel, o padrasto e a irmã de 3 anos lutam também para sustentar a casa, as despesas com remédios e arrumar forças para cuidar de Helen e Maria. As contas atrasadas também são uma perturbação diária.
Por isso, a família pede ajuda ao amigos e faz uma campanha nas redes sociais. “Qualquer ajuda é válida. Um real que seja. Temos recebido bastante doação. A mamãe trabalha muito, é querida por clientes, e agora internada não contamos com a ajuda dela”, explica o jovem, que deixa o telefone de contato (98209-2261) e as contas para quem puder ajudar a família nesse momento de grande desafio.
Quem puder ajudar essa família, não pense duas vezes: