
Amazonas – Idam colhe 696 quilos de milho verde em Careiro da Várzea: impulsionando a produção local. Em um marco para o Projeto Prioritário (PP) do Milho e Feijão do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), a primeira colheita na Unidade Demonstrativa (UD) em Careiro da Várzea rendeu 696 quilos de milho verde.
Cultivo Eficiente:
Realizada em 09/02, a colheita foi acompanhada por técnicos do Idam e demonstra o sucesso da iniciativa, que visa incentivar a produção local e oferecer suporte aos agricultores familiares. A área de 0,4 hectare produziu 44 mãos de milho verde ou 22 sacos, apenas três meses após o início da UD na propriedade do agricultor Lázaro Lima da Silva.
Apoio Integral ao Agricultor:
O Sr. Lázaro recebeu do Idam assistência técnica, insumos e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), assegurando acesso a políticas públicas e benefícios.
O PP Milho e Feijão beneficia sete municípios, com foco no cultivo do feijão-caupi, adaptado ao clima amazônico, e do milho verde e grão.
Unidades Demonstrativas:
O Idam investe em UDs para difundir novas tecnologias e boas práticas. A UD de Careiro da Várzea se junta à de Novo Aripuanã, ambas dedicadas ao milho verde.
Cultivo de Feijão-Caupi em Terra Firme:
Em Manaquiri, uma Unidade de Observação avalia cinco variedades de feijão-caupi em busca da mais adequada ao ecossistema local. A iniciativa abre caminho para a expansão do cultivo em terra firme no Amazonas.
Benefícios para o Estado:
As UDs e o PP do Idam contribuem para:
Aumento da produtividade:
Promoção da agricultura familiar:
Diversificação da produção:
Fortalecimento da economia local:
Perspectivas Promissoras:
O Idam segue firme no compromisso de impulsionar o desenvolvimento rural do Amazonas, com foco na agricultura familiar e na sustentabilidade. Ações como o PP do Milho e Feijão e as UDs demonstram o potencial do estado para se tornar um importante polo de produção agrícola.