Início Destaque 66% dos manauaras querem gastar neste Natal e a maioria vai usar...

66% dos manauaras querem gastar neste Natal e a maioria vai usar cartão de crédito
Animados

1017

Ainda que 2020 tenha sido um ano cheio de problemas e desafios trazidos pela pandemia, os manauaras ainda demonstram conservar o espírito natalino. Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) mostra que as pessoas ainda estão dispostas a celebrar – e a comprar – no período das festas de fim de ano.

O estudo aponta que 66% dos entrevistados pretendem fazer compras ainda antes do Natal, celebrado na próxima sexta-feira (25); e destaca-se 15% que afirmam já ter adquirido os presentes para a sazonalidade; apenas 14% ainda não sabem se vão as compras; e 5% disseram que não farão gastos com presentes.

Para quem pretende comprar algum tipo de lembrança neste fim de ano, o levantamento mostra que 46% vão presentear os filhos; seguido de ‘para si mesmo’ (41%); em seguida, os consumidores planejam presentear as mães (32%); cônjuge (28%); e pai (24%). Presentear namorados (as); avós; irmãos; sobrinhos e amigos no Natal também estão nos planos dos manauaras, segundo o estudo. Das pessoas entrevistadas, 19% responderam que pretendem comprar presentes para o namorado (19%); 14% para os avós; 12% irmãos; 11% sobrinhos; e 7%, os amigos.

QUEREM GASTAR

Nesse quadro, a maioria das pessoas respondeu que tem a intenção de fazer essas compras tanto em lojas online quanto em lojas físicas. O foco da CDL é mostrar as vendas no comércio tradicional, ou seja, o físico. O levantamento mostra os fatores que levam o consumidor a fazer compras nesse segmento, 45% dos entrevistados responderam que é por conta de boas promoções; 33% é em decorrência da facilidade no pagamento; 14% é devido a variedade de produtos; 7% pelo bom atendimento e 1% pela fidelidade com a loja.

Segundo a pesquisa da CDL Manaus, 28,3% vão presentear seus entes com vestuário; seguido de calçados (18,4%); perfumaria e cosmético (12,5%); brinquedos (11,4%); itens de informática (10,4%); entre outras opções que estão disponíveis no estudo.

Outro dado apontado é a quantidade de objetos que serão adquiridos. 11% das pessoas vão ou compraram apenas um objeto; 46% de um a três; 37% de três a seis; e 6% mais que seis presentes.

PAGAMENTO

Quanto à forma de pagamento, 27% disseram que vão pagar suas compras com cartão de crédito a prazo; 22% com cartão de débito à vista; 19% vão pagar com dinheiro em espécie; 13% no crediário da loja; 11% no crédito à vista; e 8% no cartão boleto ou transferência bancária.

A maioria dos entrevistados, 52% pagaram ou pretendem pagar as compras sozinhos; 33% com o cônjuge; 12% com os irmãos, e 3% efetuarão o pagamento com outros.

A expectativa do valor a ser injetado na economia do Amazonas em relação às compras de Natal deste ano está estimado em R $1.853.710.273,00. Vale ressaltar que o valor incrementado em 2020 é estimulado pelo pagamento do 13º salário no Estado que é de R $2.285.136.634,00, causando assim, um aumento de 3,4% nas vendas comparado ao Natal do ano anterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui