
Ainda que as autoridades alertem, os casos se repetem. Sete turistas do Amazonas, incluindo duas crianças, estão provando na carne o desafio. Eles foram de férias para Araraquara, interior de São Paulo, no dia 26 de dezembro, dentro de uma van, caíram doentes de Covid e agora estão internados. Ao todo o grupo é formado por 10 pessoas.
Entre eles, uma mulher de 55 anos está na UTI. Ela foi a primeira a apresentar os sintomas. “Ela comentou sobre fadiga, respiração ofegante. Estamos preocupados porque ela foi entubada, disse o corretor imobiliário Pablo Maciel de Almeida, de 34 anos, em entrevista ao G1.
A paciente está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa, os outros estão no Hospital de Campanha do município, incluindo duas crianças, de 3 e 8 anos. “Saímos de Manaus em um período em que a doença estava mais controlada e resolvemos nos aventurar em algumas estradas do país. A gente seguiu viagem por Porto Velho, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e depois viemos para São Paulo”, disse.

Com pouco dinheiro, o grupo já enfrenta dificuldades e não sabe quando vai voltar. “Como não temos tanto recurso para estadia e a prefeitura não conseguiu nenhum hotel para nos hospedar, eles estão nos assistindo em relação a alimentação. Mas nossa maior questão hoje é dormir e higiene pessoal. Mesmo testando negativo, temos que ficar na cidade por dez dias, por conta do contato que tivemos com eles”, explica.