Início Cidade Fundação Cecon realiza 3,3 mil cirurgias em 2024Os procedimentos fazem parte do...

Fundação Cecon realiza 3,3 mil cirurgias em 2024
Os procedimentos fazem parte do tripé do tratamento, que inclui, ainda, radioterapia e quimioterapia, conforme a necessidade do paciente.

208
Fundação Cecon realiza 3,3 mil cirurgias em 2024
FOTO: Laís Pompeu/FCecon e Mariana Monteiro/FCecon

Cidade – A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou 3.373 cirurgias hospitalares e ambulatoriais em 2024. As cirurgias oncológicas para retirada de tumores fazem parte do tripé do tratamento, que inclui, ainda, radioterapia e quimioterapia, conforme a necessidade do paciente.

Das 3.373 cirurgias realizadas em 2024, 2.943 foram hospitalares e 430 ambulatoriais. O resultado é 2,64% maior que o número de procedimentos contabilizados em 2023, quando foram realizadas 3.286 cirurgias, sendo 2.848 hospitalares e 438 ambulatoriais.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a Fundação Cecon desenvolve um trabalho de referência na região, quanto ao tratamento oncológico. “A unidade dispõe de toda uma linha de cuidados voltada ao paciente, abrangendo exames, cirurgias, tratamento, medicação e acolhimento”, afirmou.

No ano passado, os procedimentos mais demandados na FCecon foram as cirurgias de oncologia geral, mastectomias, de urologia e de colo de útero. Conforme a diretora técnica da unidade, Hilka Espírito Santo, a unidade atende moradores do Amazonas, pacientes que vêm de outros estados da região Norte e até mesmo de países vizinhos. Ela explica que o hospital disponibiliza cirurgias nas especialidades pélvica, abdominal, neurológica, mastologia, ginecológica, vascular, pediátrica, plástica, torácica, ortopédica, urológica e cabeça e pescoço.

“A Fundação Cecon conta com uma equipe multiprofissional altamente capacitada. São 50 profissionais que atuam no centro cirúrgico, entre cirurgiões, técnicos de enfermagem, enfermeiros, anestesistas, auxiliares, instrumentadores, serviços gerais e administrativos, que trabalham seguindo critérios e protocolos de segurança”, salienta Hilka Espírito Santo.

Fundação Cecon realiza 3,3 mil cirurgias em 2024
FOTO: Laís Pompeu/FCecon e Mariana Monteiro/FCecon

Melhorias

Segundo a gerente do centro cirúrgico, Graça Gondim, o serviço passou a contar com novos cirurgiões em 2024, para as áreas de Urologia, Oncologia e Torácica. “Foi possível agilizar o atendimento dos pacientes destas especialidades”, disse.

Foram recebidos novos instrumentais videolaparoscópicos, o que possibilitou, segundo ela, o aumento no atendimento das cirurgias, menor tempo de hospitalização, recuperação mais rápida e melhores resultados estéticos.

Graça Gondim informou que o centro cirúrgico trabalha com o protocolo de cirurgia segura. “Os servidores receberam treinamento dentro do novo protocolo, o que permitiu melhorar ainda mais a qualidade na assistência aos pacientes e os nossos indicadores, com taxa zero quanto aos eventos adversos e óbitos intraoperatórios”, relacionou.

Leia também: https://reportermanaos.com.br/passageiros-deportados-dos-eua-embarcam-rumo-ao-destino-final/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui