Início Destaque Bebês prematuros recebem massagem shantala e banho em ofurô na Balbina MestrinhoTerapia...

Bebês prematuros recebem massagem shantala e banho em ofurô na Balbina Mestrinho
Terapia na maternidade

157
0

Na Maternidade Balbina Mestrinho os bebês prematuros internados recebem massagem e banho em ofurô. A técnica de massagem terapêutica shantala, finalizada com banho morno no ofurô, traz relaxamento, contribuindo para o aumento de peso e redução do tempo de internação. De acordo com a fisioterapeuta neonatal da maternidade, Taciane Melo, o ofurô consiste na imersão do recém-nascido num balde com água aquecida até a altura dos ombros, em padrão flexor, simulando a sensação do útero materno.  A técnica pode auxiliar na redução do estresse, favorecendo o melhor desfecho de recém-nascidos pré-termo de baixo peso.

“Se é um bebê um pouquinho mais estressado, se é um bebê que sente dores de cólica, que sente dificuldades para dormir, ela (shantala) consegue fazer um relaxamento e fazer com que o bebê se torne mais calmo dentro da rotina”, explicou a fisioterapeuta.

Já a ofuroterapia, ou o banho no balde, como também é conhecido, é uma terapia complementar, que remete ao ambiente uterino, de onde o bebê saiu prematuramente. Mesmo após a alta, os pais podem continuar com a massagem e o banho em ofurô em casa. Isso porque a equipe de fisioterapeutas da Balbina estabelece uma parceria com os pais guiando com instruções toda a atividade que pode ser reproduzida em casa.

Além disso, um passo a passo completo da shantala, conduzido pela fisioterapeuta neonatal da maternidade Balbina Mestrinho, Taciane Melo, pode ser encontrado nas redes sociais da Susam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui