Início Cidade Cientista da Fiocruz afirma: “Caldeirão da morte encheu novamente em Manaus”

Cientista da Fiocruz afirma: “Caldeirão da morte encheu novamente em Manaus”

1311
Cientista foi contestado pela FVS, que agora pede ao povo para ficar em casa

Há alguns dias o cientista da Fundação Oswaldo Cruz, (Fiocruz), Jessem Orellana, soltou um sinal de alerta ao Amazonas. Disse que estávamos vivendo uma segunda onda de Covid. Acabou desmentido pela Fundação de Vigilância Sanitária (FVS), a mesma que agora tenta conter o avanço do coronavírus na capital da aglomeração.

Praias lotadas, deu no que deu.

Nesta sexta ele confirmou o que disse. Diante do panorama descontrolado, o estudioso usou a Ciência para provar o que diz há tempos. Suas palavras causam preocupação, ou deveriam causar. “A capital já se encontra na segunda onda de covid-19, assim como a região de Madrid, na Espanha, também, duramente castigada na primeira fase da epidemia. Não fomos escutados em agosto e o caldeirão da morte encheu novamente em Manaus. Afinal, nossa vocação está mais para contar mortos ou para salvar vidas?”, analisou o cientista, em entrevista ao site BNC. “A gente está falando em epidemia e o fato de você interromper uma queda (casos) já é sinal de fracasso”,

Rosemary Costa Pinto, diretora da FVS

Nesta sexta o prefeito Arthur Neto mandou fechar a Ponta Negra. O Amazonas chegou a 129.501 casos enquanto esta matéria era escrita, mas as ruas estão cheias, parte das escolas voltaram às aulas, os balneários lotados, shoppings, centro e áreas comerciais, idem. As festas de aniversário de Manaus e o réveillon foram cancelados.

Arthur Neto mandou fechar a Ponta Negra e cancelou todas as festas

“Talvez o único caminho para frear a segunda onda em Manaus seja um lockdown rigoroso, de uns 14 dias, para que estado, município e a sociedade de modo mais amplo possam reavaliar os erros cometidos até então”, disse o cientista.

FVS EQUIVOCADA E DESRESPEITOSA 

A baixa capacidade de testagem do Amazonas é a maior prova de que o Estado não consegue contabilizar e desenhar com clareza o que está acontecendo. Jessem foi desmentido quando falou em segunda onda, mas hoje a verdade aparece claramente nos hospitais e notas oficiais das autoridades. “A nota da FVS foi desrespeitosa com a sociedade. Essas pessoas que estão se contaminando, são as pessoas que estavam em isolamento, devido à atitude irresponsável do Governo do Estado do Amazonas e da FVS-AM, fazendo uma flexibilização, praticamente, generalizada. Se você como autoridade sanitária, autoriza as pessoas a fazerem isso, e claramente tem uma baixíssima capacidade para fiscalização, obviamente a Covid-19 vai aumentar, os casos irão aumentar e isso já está sendo mostrado pelos boletins”, explicou em entrevista ao Diário do Amazonas.

Cientista disse que a culpa da segunda onda é das autoridades que mandaram o povo voltar para a rua

Segundo ele, comparando os dados de mortalidade por covid-19 entre 02 e 22 de agosto com os dados de 12 de julho a 1º de agosto, observa-se aumento de 9,7% no número de mortos em Manaus.

De acordo com a Fiocruz, temos, entre 2 e 22 de agosto deste ano, aumento de 455% no número de mortes por Insuficiência Respiratória, SRAG e covid-19, em relação do ano passado. “Já no período anterior (12 de julho a 1º de agosto), o excesso de mortes respiratórias foi de 300%, um número igualmente alto, mas menor do que os mais atuais (2 a 22 de agosto)”, comparou.

Internações e mortes crescem em Manaus desde agosto

O pesquisador comprova cientificamente a segunda onda da Covid, e diz que não é culpa do povo. “A população faz o que as autoridades sanitárias mandam. As autoridades relaxaram, as pessoas estão se contaminando e morrendo.”

“Para finalizar, em junho a taxa de positividade para testes RT-PCR realizados no Amazonas foi de 18,4%, em julho, aumentou para 26,1% e, finalmente, em agosto, esse percentual quase dobrou em comparação a junho, com 32,1%, valor um pouco abaixo do observado no pico explosivo da mortalidade em Manaus, em abril, com 42,5%”, explicou.

E agora, minha gente?

Artigo anteriorTCE retorna às atividades presenciais nesta segunda-feira
Próximo artigoJustiça bate o martelo: Flordelis vai por tornozeleira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui