Início Cidade ‘Desvendar Esporte’ vai promover oficinas de atletismo, ginástica rítmica e festival esportivo...

‘Desvendar Esporte’ vai promover oficinas de atletismo, ginástica rítmica e festival esportivo em escolas
Iniciativa vai oferecer aulas de iniciação esportiva e sustentabilidade no contraturno escolar em escolas da cidade

83
0
Foto: Divulgação

Sete escolas municipais da capital amazonense vão ser transformadas em grandes oficinas de esporte, sustentabilidade e cidadania nos próximos meses, através do projeto “Desvendar Esporte”. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Instituto Incentivar e a concessionária Águas de Manaus.

O projeto tem como propósito estimular o aprendizado sobre as práticas esportivas e a importância da sustentabilidade. Os materiais utilizados nas oficinas esportivas, por exemplo, utilizam matérias-primas recicláveis. Assim, garrafas PET, pneus, sacolas plásticas, papelão e roupas serão transformados em dardos, trampolins, arcos e outros equipamentos a fim de serem utilizados nas disputas esportivas.

As modalidades esportivas desenvolvidas serão o atletismo e a ginástica rítmica, em que cerca de 420 alunos, com idades entre 10 e 14 anos, do 5° ao 9° ano, estarão envolvidos. Todas as sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed terão uma escola participando dessa ação.

O diretor do Departamento Geral dos Distritos, Júnior Mar, representante do secretário Pauderney Avelino, destacou como essa iniciativa contribuirá para as ações da rede municipal de ensino. “A Prefeitura de Manaus tem um grande privilégio em fazer essa parceria com a Águas de Manaus e com o Instituto Incentivar. Com esse projeto estamos levando esporte e sustentabilidade para sete escolas da nossa rede municipal de ensino, sendo algo muito bom, porque trabalhar com esportes faz bem para o corpo e a mente, além de ter um viés de sustentabilidade”, explicou.

Segundo o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, as práticas esportivas são um recurso para incentivar as crianças. “Visamos criar benefícios concretos para a rede municipal de educação, visto que neste ano teve Olimpíadas, então trazer um projeto que ressalte a importância dos esportes na vida das crianças impulsiona a inovação. Por outro lado, quando as iniciativas pública e privada estão imbuídas no mesmo objetivo, de melhorar a vida do cidadão com a prestação de serviços, conseguimos atingir metas maiores e melhores”, destacou.

O coordenador do Instituto Incentivar, Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, comentou sobre a relação entre o esporte e a sustentabilidade a fim de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

“O esporte é uma ferramenta de desenvolvimento social e, nessa perspectiva, não dá para deixar de lado a questão da sustentabilidade, por isso precisamos pensar de modo coletivo, ou seja, se tenho um mundo melhor e mais saudável para mim, isso também atingirá o outro, além de nutrir as relações humanas. Então a relação do esporte e da sustentabilidade podem potencializar a discussão dessas questões”, enfatizou.

Etapas

O projeto tem 12 meses de duração, divididos nas seguintes etapas: treinamento dos professores; seleção das escolas; avaliação; primeiro contato e “mãos à obra”, fase em que os alunos serão estimulados, de maneira orientada, a organizar equipes, formatos, regras e materiais.

Por fim, o “ano esportivo” terminará em um festival de encerramento, que se assemelha aos jogos olímpicos com o intuito de envolver as equipes de todas as escolas participantes, utilizando as ferramentas construídas ao longo do projeto.

Projeto

O Desvendar Esporte acontece pela primeira vez em Manaus. Ele é criado pelo Instituto Incentivar, com patrocínio da Águas de Manaus, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania do Governo Federal, com apoio da Prefeitura de Manaus.

O projeto surgiu da missão de desenvolver o esporte educacional com a intenção de atender as demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui