Início Cidade Governo viabiliza soluções de moradia a 53 famílias do Bariri, Walter Rayol...

Governo viabiliza soluções de moradia a 53 famílias do Bariri, Walter Rayol e Mestre Chico

75
0
Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas, por meio da Superintendência de Habitação (Suhab-AM), realizou nesta terça (31/03) e quarta-feira (1º/04) o pagamento de 53 indenizações para moradores do Igarapé do Mestre Chico e comunidades Walter Rayol e Bariri (Bacia do São Raimundo), que passam por intervenções de obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

Para efetivar esses pagamentos, o Governo do Estado disponibilizou o valor de R$ 2,2 milhões em recursos oriundos de financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) previstos nas ações do Prosamim.

De acordo com a diretora-presidente da Suhab-AM, Keilla Cunha, havia famílias que aguardavam por esse benefício por mais de uma década e que agora vão conseguir adquirir um imóvel regularizado e fora de áreas vulneráveis. “Dar soluções de moradia a essas famílias confirma a seriedade do Governo em priorizar pessoas e ainda melhorar a urbanização da cidade com as intervenções do Prosamim”, afirmou a diretora-presidente.

Do total dessas 53 famílias, 25 receberam o Bônus Moradia, categoria de benefício na qual o beneficiário escolhe um imóvel para a compra, e o valor pago vai direto para quem está vendendo a casa. Outros 14 receberam Indenizações, em valores que variam de acordo com avaliação dos imóveis que ficavam na área de intervenção. Dez moradores foram atendidos com a categoria Auxílio Moradia, direcionada às pessoas que viviam em casas alugadas ou residiam em imóveis cedidos. Somente quatro beneficiários receberam indenizações denominadas Fundo de Comércio.

Com essa ação, a Suhab efetiva o quarto pagamento em 2020, entre Bolsas Moradias Transitória e Indenizações do Prosamim, em todas as frentes de obras que o Programa está executando, na Bacia do São Raimundo, Igarapés do Mestre Chico e do Quarenta.

A lista com nome dos beneficiários desse pagamento foi disponibilizada no site da Suhab (www.suhab.am.gov.br) nesta quarta-feira (1º/04).

Responsabilidade

A Suhab-AM é o órgão encarregado de fazer todo o processo de atendimento social das famílias cadastradas pelo Prosamim, efetuar avaliação de imóveis, formalizar os processos de desapropriação e efetivar os pagamentos nos casos de indenizações ou no acompanhamento, quando há permuta dos beneficiários com unidades habitacionais.

Obras do Prosamim

Após a conclusão do trabalho de reassentamento dos beneficiários do Programa, as áreas são liberadas para que a construtora possa entrar em campo para executar as obras de qualificação urbanística previstas. Com esse pagamento, foram liberadas as Frentes 1, 2, 3 e 4 do Igarapé do Mestre Chico, e Frentes 1 e 2 das áreas do Bariri e Walter Rayol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui