Início Destaque Índia amazonense confecciona e doa 5 mil máscaras contra CovidSateré-Mawé em ação...

Índia amazonense confecciona e doa 5 mil máscaras contra Covid
Sateré-Mawé em ação

148
0

A jovem indígena amazonense Samela Sateré-Mawé ganhou destaque nacional neste fim de semana, após ser entrevistada na GloboNews sobre o trabalho exemplar que faz desde março nesta pandemia. Aos 24 anos ela faz parte de uma associação das Mulheres qe já produziu 15 mil máscaras contra a Covid, 5 mil das quais doadas e as demais vendidas para garantir renda à comunidade indígena.

Ao mesmo tempo, Samela agora juntou-se o projeto “Fridays for Future”, ação global liderada pela ativista Greta Thunberg. “Ativismo ambiental é só um nome diferente para o que a gente já fazia há muito tempo. Então, as minhas raízes enquanto indígena, enquanto Sateré-Mawé, enquanto mulher, só acentuaram essa questão,”, disse em entrevista ao grupo Globo.

Ao contrário do que tem sido defendido pelo governo Federal, a índia vê a exploração da Amazônia como ameaça. Devastação, queimada e garimpo ameaçam a floresta e os índios sobreviventes, moradores nativos do Brasil que há mais de 500 anos sao dizimados por interesses econômicos. “O principal empecilho na defesa da floresta é a ganância. A ganância das pessoas em lucrar sempre — que é um pensamento não indígena, que não tem o pensamento de juntar riquezas…”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui