Início Mundo Irã garante à Ucrânia que punirá os responsáveis pela derrubada do avião...

Irã garante à Ucrânia que punirá os responsáveis pela derrubada do avião de passageiros

289
0
Foto: ABEDIN TAHERKENAREH (EFE) Soldados iranianos caminham pelos restos do avião ucraniano derrubado que deixou 176 pessoas mortas

O Irã reconheceu que derrubou “involuntariamente” o avião ucraniano que caiu quarta-feira após decolar do aeroporto de Teerã e no qual morreram todos os seus ocupantes, 176 pessoas, confirmou o Estado-Maior das Forças Armadas iranianas na TV estatal do país. O presidente do Irã, Hassan Rouhani, qualificou a derrubada como “grande tragédia” e “erro imperdoável”. Até agora, as autoridades iranianas afirmavam que havia ocorrido uma falha mecânica e negavam categoricamente a possibilidade de que seus mísseis tivessem atingido o Boeing 737-800, embora países como o Canadá e os Estados Unidos apontassem que era “altamente provável” que a aeronave tivesse sido derrubada por um míssil superfície-ar.

Os responsáveis pelo “erro” serão encaminhados a um departamento judicial dentro das Forças Armadas do Irã e prestarão contas, segundo o comunicado do Exército iraniano divulgado na manhã deste sábado. “O acidente do avião ucraniano esta semana foi causado por um erro humano e pelo atrevimento dos Estados Unidos”, escreveu o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, em sua conta no Twitter. Depois de dias de tensão e de grande pressão internacional para que o Irã fizesse uma investigação transparente e assumisse suas responsabilidades, sua admissão de culpa pela queda do voo PS752 da Ukraine International Airlines que fazia a rota Teerã-Kiev é uma mudança surpreendente.

Continue lendo em: El País 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui