Início Destaque Javier Milei é eleito presidente da Argentina com ampla maioriaO resultado foi...

Javier Milei é eleito presidente da Argentina com ampla maioria
O resultado foi visto como uma rejeição à atual situação política e econômica da Argentina.

312
Javier Milei é eleito presidente da Argentina com ampla maioria
Foto: reprodução

Mundo – O economista Javier Milei, candidato da extrema direita, foi eleito presidente da Argentina neste domingo (19), com 55,75% dos votos válidos, contra 44,24% do candidato peronista Sérgio Massa. A vitória de Milei, que nunca havia ocupado um cargo político, representa uma virada histórica na Argentina, país com uma longa tradição de governos de centro-esquerda.

A eleição contou com a participação de 76% do eleitorado argentino, o que representa um recorde para um segundo turno presidencial no país. O resultado foi visto como uma rejeição à atual situação política e econômica da Argentina, que enfrenta uma grave crise econômica, com inflação alta, desemprego e pobreza crescente.

Milei, que tem 53 anos, é um economista formado pela Universidade de Buenos Aires. Ele é conhecido por suas posições liberais e anti-establishment, e tem sido um crítico ferrenho do governo peronista. Em seu discurso de vitória, Milei prometeu um governo “pró-mercado” e “pró-liberdade”.

Votos no exterior

Milei também venceu no exterior, com 69% dos votos na Espanha e 37% em Paris. Massa, por sua vez, venceu em Paris com 66% dos votos e 37% na Espanha.

Próximos passos

Milei tomará posse como presidente da Argentina em 10 de dezembro. Ele será o primeiro presidente de extrema direita do país.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui