Início Cultura Lançamento do livro “O seringueiro na imprensa amazonense”Nova obra de Daniel Barros...

Lançamento do livro “O seringueiro na imprensa amazonense”
Nova obra de Daniel Barros de Lima oferece uma visão inovadora da história dos seringueiros.

103
Lançamento do livro
Foto: reprodução

Manaus – Lançamento do livro “O seringueiro na imprensa amazonense”. O livro “O seringueiro na imprensa amazonense”, do historiador, teólogo e cientista da religião Daniel Barros de Lima, será lançado na próxima quarta-feira, dia 27 de março, às 18h, na biblioteca do ICBEU (Av. Joaquim Nabuco, 1286, Centro). A obra apresenta uma análise inédita das relações de trabalho e das vivências dos seringueiros, utilizando como principal fonte os periódicos da época.

A pesquisa se concentra no período de fins do século XIX e início do século XX, quando a produção da borracha impulsionava a economia da região amazônica. O autor explora as relações dos seringueiros com outros grupos sociais, com o espaço e com a natureza, revelando aspectos pouco conhecidos de suas vidas.

A obra utiliza uma metodologia inovadora, proposta por Tania Regina de Luca, que analisa a materialidade, o conteúdo e os idealizadores dos jornais para construir uma representação mais completa da realidade dos seringueiros.

O livro explora diversos temas relacionados à vida dos seringueiros, como:
Condições de trabalho na selva.
Violência patronal e endividamento.
Fugas, motins e conflitos.
Violências, brigas e relações interpessoais.
Ataques de animais e outros perigos.

Importância da obra:

“O seringueiro na imprensa amazonense” oferece uma nova perspectiva sobre a história dos seringueiros, valorizando suas experiências e lutas.A obra contribui para a compreensão da formação da sociedade amazonense e para a preservação da memória dos seringueiros.

Onde adquirir:

O livro estará disponível no site da Editora Valer (www.editoravaler.com.br) e pelo WhatsApp (92 99613-1113).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui