Início Cidade Manaus permanece livre do novo Coronavírus e medidas de controle são reforçadas

Manaus permanece livre do novo Coronavírus e medidas de controle são reforçadas

206
0
Foto: Mário Oliveira

A cidade de Manaus se mantém livre do novo coronavírus. Na tarde deste sábado, 29/2, a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado, alinhados ao Ministério da Saúde (MS), descartaram um caso suspeito, que por volta da 18h30 da sexta-feira, 28/2, foi identificado pela rede privada de saúde. A paciente, uma mulher de idade entre 30 e 40 anos, foi tida, inicialmente, como suspeita, mas, após análise laboratorial, foi confirmado o diagnóstico de Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, afirmou que as mais de 220 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão preparadas para identificar os possíveis casos suspeitos e, de imediato, encaminhar ao hospital de referência Delphina Aziz, localizado na avenida Torquato Tapajós, zona Norte.

“Manaus está com um forte esquema de saúde preparado para identificar e, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, isolar possíveis casos do novo coronavírus. Neste sábado, tivemos um alerta que, após análise, foi descartado pelas equipes integradas de saúde”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi.

Desde o primeiro caso tido como suspeito no país, a Prefeitura de Manaus colocou toda sua estrutura em alerta e preparou seus servidores para identificar possíveis casos do novo coronavírus. Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, os casos considerados como suspeitos devem ser encaminhados ao governo estadual, que notifica ao nível federal.

Medidas municipais

Como parte das estratégias de prevenção ao novo coronavírus, a Prefeitura de Manaus está realizando capacitações para os profissionais de todos os Distritos de Saúde (Disas), para prepará-los para o enfrentamento da doença na possibilidade de ocorrência de casos no município.

Também foi reforçado o estoque de material de proteção para os profissionais de saúde e usuários, como máscaras, luvas, álcool em gel, medicamentos para o tratamento dos sintomas, como analgésico, anti-inflamatório, antitérmico e soro de reidratação oral.

*Com informações da Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui