
Mundo – Lionel Messi conquistou nesta segunda-feira (30) a oitava Bola de Ouro de sua carreira, tornando-se o maior vencedor da história do prêmio. O astro argentino superou os principais concorrentes, como Kylian Mbappé e Erling Haaland, para levar o prêmio de melhor jogador da temporada.
Messi teve uma temporada histórica, com destaque para a conquista da Copa do Mundo com a Argentina, após 36 anos de jejum. O atacante também foi campeão da Ligue 1 pelo PSG, marcando 42 gols e dando 26 assistências em 48 jogos.
Em seu discurso após o anúncio do prêmio, Messi fez questão de exaltar o legado de Diego Maradona, que completaria 63 anos nesta segunda-feira.
“Hoje queria falar do Diego. Não tem lugar melhor para lhe desejar feliz aniversário aqui perto de tanta gente amando futebol, como ele queria. Onde você estiver, Diego, feliz aniversário. Isso vale também para você”, afirmou.
A Bola de Ouro deste ano foi diferente das edições anteriores, já que considerou o desempenho dos jogadores entre julho de 2022 e agosto de 2023, em vez do calendário anual.
Messi é o segundo jogador a conquistar a Bola de Ouro com a seleção argentina, depois de Mario Kempes, em 1978. O atacante também é o primeiro jogador a ganhar o prêmio com três clubes diferentes, Barcelona, PSG e Inter Miami.
Com a conquista da Bola de Ouro, Messi se isola ainda mais como o maior jogador de todos os tempos.