Início Interior MP aposta em Libras para promover inclusão e já realizou 100 acordos...

MP aposta em Libras para promover inclusão e já realizou 100 acordos extrajudiciais no Amazonas

227
0
Foto: Divulgação/Assessoria

A Promotoria de Benjamin Constant distante 1118 quilogrâmetros de Manaus, atingiu, no final do mês de outubro, o número de 100 acordos extrajudiciais nas questões de Direito de Família (alimentos, guarda, reconhecimento de paternidade, visitas e execução). A informação é do Promotor de Justiça Eric Nunes Noves Machado, que responde atualmente por aquela Promotoria.

“Passamos a desjudicializar essas questões e estamos resolvendo aqui mesmo na Promotoria. A parte (envolvida) já sai da Promotoria com aquilo que veio buscar, não necessitando aguardar por longos períodos até o final da tramitação de um processo judicial. A satisfação da população é evidente e também não sobrecarregamos o Poder Judiciário com aquilo que podemos resolver”, analisa Eric Machado.

O Promotor também destaca que o MP tem absorvido toda a carga de trabalho que seria da Defensoria Pública nesses casos envolvendo questões de Família, justamente pela ausência desse órgão na Comarca de Benjamin Constant.

Destaque também para o acordo de Alimentos que foi feito com a sessão realizada com a linguagem de libras. O casal Vilmar de Souza Lemos (vendedor ambulante) e Keila de Souza Santos (empregada doméstica e surda-muda) selaram acordo de alimentos depois de decidirem pela separação conjugal, sem precisar da abertura de um processo judicial.

A tradução da linguagem de sinais foi feita Sargento PM José Brasil, servidor público cedido ao Ministério Público. “É o Ministério Público resolutivo e não demandista”, resume o Promotor de Justiça de Benjamin Constant.

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui