Início Cidade Primeiro hotel de luxo construído em 1899 será restaurado em Manaus

Primeiro hotel de luxo construído em 1899 será restaurado em Manaus

227
0
Um dos prédio mais antigos e importantes do Ciclo da Borracha será restaurado em Manaus. O Hotel Cassina, localizado na esquina das ruas Bernardo Ramos e Governador Vitório, foi construído em 1899, sendo o primeiro estabelecimento de hospedagem de luxo da cidade. Ele leva o nome de Andrea Cassina, proprietário que veio da Itália para cá.
A obra tem prazo de 360 dias. Só a fachada tem 75 centímetros de profundidade. A reforma trará  perfis em estrutura metálica, com pintura para superfície externa na cor branco neve. As esquadrias serão em alumínio branco e vidro laminado. “A cor branca da fachada irá unificar os diferentes materiais utilizados e também evidenciar as fachadas históricas inferiores por contraste”, afirma a Prefeitura de Manaus.
Erguido em dois pavimentos, o Hotel possuía 20 quartos, restaurante na parte superior, que servia também de salão de festas, tudo decorado de forma chique, com papéis de parede orientais, cortinas de seda verdes, mesas redondas e cadeiras leves importadas da Europa, forradas com toalhas de linho inglês.
Bem ao lado da escada havia um palco com ribalta vermelha, candelabros providos de lâmpadas elétricas, com soalho revestido com tábuas de madeiras de lei. Os quartos eram decorados com cortinas sóbrias e móveis italianos, camas americanas providas de colchão de mola, cobertas com colchas da Inglaterra, guarnecidas de travesseiros de penas de ganso e coxins de cetim da Índia.

“A intervenção proposta pela equipe do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) é criar um imóvel resolutamente contemporâneo em harmonia com o patrimônio e o seu legado histórico. Em termos de layout, o subsolo abrigará todas as funções técnicas e o primeiro pavimento deixa um pé direito duplo para a recepção. Já o espaço entre o novo volume a ser criado e o volume inferior projeta um terraço panorâmico”, afirma a Prefeitura, em nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui