Início Destaque Quatro crianças indígenas são internadas e 15 têm sintomas de Covid em...

Quatro crianças indígenas são internadas e 15 têm sintomas de Covid em aldeia no AM

364
0

Uma situação muito preocupante foi registrada nesta quarta-feira em São Gabriel da Cachoeira, que é chamado de cidade mais indígena do Brasil. Quatro crianças estão internadas e 15 com sistomas de covid. Os pequenos estão no Hospital de Guarnição do Exército, distante 852 Km de Manaus,. Os testes deram positivo.

As crianças são da Aldeia Maiá, distante 170 Km da sede de São Gabriel. Os índios estão extremamente preocupados, tanto com os infectados e suspeitos, quanto com o atendimento limitado. O Amazonas não tem UTI no interior e eles temem pelo pior.

O sufoco começou no sábado, quando uma criança indígena de um ano e oito meses foi internada. A seguir, mais três, com diarreia, vômito e desidratadas foram internadas.

A jornalista Juliana Radler disse ao portal G1 que a situação é muito preocupante. “Tem criança que foi resgatada saturando 74%. Uma saturação muito baixa e com quadro de desidratação, também”, disse.

FVS NOTIFICADA

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) afirma que já tem conhecimento dos casos. O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomami cuida dos aldeados. A aldeia Maiá tem mais de 300 comunidades Yanomami. É a maior etnia do Brasil.  São Gabriel da Cachoeira sofre com a Covid, tem mais de 2.500 casos e 42 óbitos.

O Governo Federal prometeu um hospital de campanha indígena para o Amazonas, mas nunca cumpriu a promessa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui