Início Política Suprema Corte dos EUA autoriza Trump a concorrer às eleições presidenciais

Suprema Corte dos EUA autoriza Trump a concorrer às eleições presidenciais

137
Suprema Corte dos EUA autoriza Trump a concorrer às eleições presidenciais
Foto: reprodução

Política – Suprema Corte dos EUA autoriza Trump a concorrer às eleições presidenciais. A Suprema Corte dos Estados Unidos emitiu uma decisão nesta segunda-feira (4/3), permitindo que o ex-presidente Donald Trump seja elegível para concorrer nas eleições presidenciais norte-americanas, agendadas para novembro de 2024.

A reversão da decisão ocorreu após a Suprema Corte analisar um recurso apresentado pela defesa de Trump, que contestava uma determinação da Justiça do Colorado. Anteriormente, o tribunal estadual havia impedido Trump de participar das eleições, alegando que ele teria violado um artigo da 14ª emenda da Constituição dos EUA, supostamente relacionado à sua suposta tentativa de reverter os resultados das eleições de 2020.

O argumento central da Justiça do Colorado baseava-se na acusação de que Trump teria participado da invasão ao Capitólio em Washington, em 6 de janeiro de 2021, violando assim a mencionada emenda constitucional.

Entretanto, os juízes da Suprema Corte, predominantemente conservadores, determinaram que a decisão sobre a elegibilidade de um candidato deve ser de competência exclusiva do Congresso dos Estados Unidos, e não dos estados individuais.

Leia também: Elon Musk processa OpenAI por desvio de missão: inteligência artificial em disputa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui