Publicidade
Início Destaque URGENTE: Amazonas tem primeiro caso de síndrome pediátrica associada à CovidMais uma...

URGENTE: Amazonas tem primeiro caso de síndrome pediátrica associada à Covid
Mais uma situação preopante

17354
0

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) confirmou nesta sexta-feira o primeiro caso confirmado no Amazonas da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença associada à Covid-19 que já matou 21 crianças no Brasil. O caso foi diagnosticado em Tabatinga, em uma adolescente de 13 anos que foi transferida para Manaus.

O Ministério da Saúde publicou, em maio de 2020, uma nota técnica alertando para a identificação precoce da síndrome. A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, afirmou que a Fundação já está realizando busca ativa de casos.

Caso confirmado – O primeiro caso confirmado é de uma adolescente de 13 anos, residente do município de Tabatinga, que recebeu o diagnóstico de SIM-P em Manaus, onde está sendo acompanhada em domicílio. Por meio de exame foi constatado que adolescente tem o anticorpo IgG, presente na fase tardia da Covid-19 e detectável depois de, pelo menos, 15 dias de infecção, período no qual não ocorre mais transmissão.

Rosemary Pinto, da FVS-AM

SINTOMAS – Entre os sintomas da SIM-P estão febre elevada e persistente, acompanhada de pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas e vômitos. Em alguns casos também pode haver comprometimentos respiratório, cardíaco e gastrointestinal, associados a marcadores de inflamação elevados e evidência de Covid-19 ocorrido anteriormente.

BRASIL – Dados do Ministério da Saúde apontam que 286 crianças e adolescentes de zero a 19 anos tiveram a Síndrome, com o registro de 21 mortes. 12 dos mortos (57,1%) tinham até 4 anos. Já são 18 estados com registros, número computados até o dia 5 de setembro.

Nova Síndrome associada à Covid chegou ao Amazonas

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Content is protected !!