
MANAUS, AM – Pelo menos um autor de homicídio foi preso, por dia, em Manaus, de janeiro até março deste ano, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). No período, 96 infratores envolvidos em assassinatos na capital foram presos pela Polícia Militar e Polícia Civil. A maioria dos presos tem ligações com facções criminosas e cada prisão acaba representando a elucidação de dezenas de casos.
No ano passado, as prisões de autores de homicídios fecharam o ano com alta de 16,3%. Ao longo dos doze meses de 2020, foram colocados atrás das grades 512 criminosos envolvidos em mortes no estado. Em 2019, as prisões pelo crime totalizaram 440 infratores. Os dados de 2021 são parciais e não incluem a quantidade de adolescentes apreendidos pelo crime.
Em 2020, só a DEHS remeteu 436 inquéritos policiais à Justiça do Estado do Amazonas. Este ano, até fevereiro, a unidade policial já havia remetido à Justiça 95 casos.
Investigações de Feminicídio – O ano de 2020 também marcou um avanço importante na repressão de homicídios tendo mulheres como vítimas. No dia 7 de agosto de 2020, foi inaugurado o Núcleo de Combate ao Feminicídio. A coordenadora do Núcleo, delegada Marília Campello, salienta a celeridade do trabalho realizado na unidade policial.
“Os crimes são solucionados em semanas. Dos feminicídios ocorridos nos anos de 2019, 2020 e este ano, todos os autores se encontram presos, identificados ou qualificados”, enfatizou a delegada.