
Professores e Seduc debateram nesta quarta-feira para discutir o polêmico retorno das aulas presenciais em Manaus. Dias após educadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), acamparem por mais de 30 horas na sede da Secretaria, o secretário Luís Fabian, Ministérios Públicos Estadual (MPE-AM) e do Trabalho no Amazonas (MPT-AM), a Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas e o próprio o Sinteam, colocaram seus pontos de vista na mesa, via vídeo conferência.
SINTEAM
Para o Sindicato, a maior vitória foi ouvir da Seduc que professores com doenças que coloquem em risco a vida dos educadores, e profissionais acima dos 60 anos, continuarão fora da sala de aula, por decisão judicial. “Estou me sentindo mais aliviada, foi muita luta para conseguir essa vitória. O Estado deveria ter obrigação em garantir proteção e segurança às nossas vidas mas infelizmente temos que lutar para garantir isso.”, comemorou a professora Viviane Couto, educadora na Escola Estadual Bernadete Trindade de Souza, com carga de 20 hs no Ensino Fundamental, que tem fibromialgia e lutava por seu direito de se afastar da sala de aula nesta pandemia.

SEDUC
Já a Seduc, repetiu, mais uma vez, que não vai voltar atrás na decisão de retorno com as aulas presenciais. Luis Fabian Barbosa, disse que se mantém aberto aos diálogos com os sindicatos e associações representantes dos profissionais da educação. “Nunca antes houve tantos diálogos com órgãos de controle e fiscalização. Esse retorno é um fato que se impõe, mas não é uma decisão da educação, é uma necessidade da sociedade. Só retornamos quando 100% das escolas de Ensino Médio estavam adequadas. Se nós temos a garantia das aulas presenciais pelo órgãos judiciários, dos órgãos de vigilância em saúde, não temos razão para recuar”, afirmou Barbosa.

Informações – Durante a reunião, a Secretaria de Educação apresentou dados sobre testagem e afastamento de profissionais, que eram duas das pautas do Sindicato. Entre os servidores afastados do grupo de risco, a Secretaria apresentou números de mais de 1,5 mil profissionais da educação resguardados.

“Mais de 5.154 servidores da educação da rede pública estadual, que atuam no Ensino Médio, para Covid-19, entre 18 de agosto e 9 de setembro. Segundo os dados do relatório do órgão responsável pelas testagens e monitoramento do novo coronavírus no estado, 94,1% tiveram resultado negativo ou positivo com presença de anticorpos. Esse número representa 4.849 dos testes realizados”, diz a nota da Seduc. “Do total dos números positivos, 305 foram de infecção recente (IgM). Ou seja, somente 5,9% estavam no período de transmissão ativa da doença. Entre os casos de IgG, que indicam a contaminação antiga, foram identificados 1.465 casos.
FUTURO
Manaus segue como a única capital do Brasil com aulas presenciais. Nesta quinta-feira completou-se exatamente um mês do retorno. Nesse período, além das reclamações dos professores e da defesa por parte da Seduc, as máscaras viraram memes, as opiniões se dividiram nas redes sociais, e ao que tudo indica, o ano vai acabar sem o fim do medo da Covid dentro das escolas de Manaus.