
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) enviou, neste domingo (21/03), mais 10 concentradores e 10 cilindros de oxigênio para o município de Humaitá, a 590 quilômetros de Manaus. Os equipamentos e os insumos irão auxiliar na assistência à saúde geral e no tratamento de pacientes com Covid-19 do município, que também conta com uma usina de geração independente de oxigênio medicinal (O2), em funcionamento em seu Hospital Regional.
O secretário executivo de assistência do interior da SES-AM, Cássio Espírito Santo, destaca o envio dos equipamentos e insumos. “Os concentradores e cilindros irão ajudar Humaitá, que recebe a pressão da demanda de Porto Velho, apesar da situação em Humaitá estar controlada. Ontem (20/03), a gente acompanhou e tinha 47 cilindros de oxigênio cheios e outros 25 em trânsito de Porto Velho para Humaitá. O Amazonas sempre teve essa parceria com Rondônia, porque eles recebem os nossos pacientes de Humaitá, independentemente da Covid-19 e antes mesmo da pandemia”.
Segundo o secretário, o Governo do Estado enviou para o município cinco concentradores, equipamento que armazena e filtra as moléculas de oxigênio em seu interior e envia o ar purificado e concentrado ao paciente, através de cânulas ou máscaras; e também uma usina de geração independente de oxigênio medicinal (O2), em funcionamento no Hospital Regional de Humaitá.
Os concentradores e os cilindros saíram da Gerência de Patrimônio (Gepat) da SES-AM, na manhã deste domingo (21/03), e foram transportados para Humaitá em uma aeronave da Casa Militar do Estado, que atua no apoio logístico de transporte e entrega de equipamentos, insumos e vacinas contra a Covid-19 no Amazonas.