Início Esporte Vila Olímpica completa 31 anosEsporte amazonense, nacional e internacional

Vila Olímpica completa 31 anos
Esporte amazonense, nacional e internacional

465

Palco de grandes eventos esportivos, local de grandes recordes que perduram até os dias atuais, a Vila Olímpica de Manaus chega aos 31 anos de existência nesta sexta-feira (26/03). Diante de todos esses anos, várias são as histórias de sucesso no esporte e na vida construídas dentro do espaço. Administrado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), o complexo é um símbolo do desporto estadual e benquisto pela população amazonense.

Para a inauguração, em 26 de março de 1990, o local recebeu o 1º Meeting Internacional de Atletismo de Manaus, que teve a participação de 143 atletas de 21 países, vários deles recordistas e campeões mundiais e olímpicos. De acordo com o doutor Roberto Gesta de Melo, superintendente de Desporto do Estado naquela época, a Vila Olímpica nasceu sendo referência no Brasil e no mundo.

“Naquela época, a nossa Vila foi adotada como único Centro de Treinamento referendado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) no nosso país, e pela Federação Internacional de Atletismo, foi o primeiro Centro Internacional de Atletismo. Aqui recebemos os maiores e mais importantes treinadores e atletas do mundo inteiro. Realizamos competições memoráveis de atletismo. Foram três Sul-Americanos de Adulto de Atletismo e um de menores, uma Copa América que foi eliminatória para a Copa do Mundo de Atletismo, um Ibero-americano, quatro edições do Meeting Internacional e tantos outros”, explicou.

Ao parabenizar a Vila Olímpica pela contribuição com o esporte local, Gesta lembra de nomes importantes do atletismo. “Manaus tornou-se uma referência com a Vila Olímpica, e tivemos grandes nomes e recordes aqui. Por exemplo, o recorde mais antigo brasileiro, no salto em altura feminino, que já dura mais de 30 anos, é da atleta amazonense Orlane Maria dos Santos. Outro recorde brasileiro alcançado aqui é o dos 100 metros com barreira conquistado por Maurren Maggi, uma prova que poucos sabem que ela disputou no passado. É com esses fatos que aproveito a oportunidade para prestar a minha homenagem a este espaço tão especial para o esporte”, completou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui