
Ê, MANAUS! Enquanto o Brasil luta para criar mais leitos, Centro de Testagens e ampliar as doses de vacinados contra a Covid-19. EM Manaus, o prefeito David Almeida informou que o que o Centro Municipal de Testagem para Covid-19, em operação no Studio 5 Centro de Convenções, zona Sul, terá as atividades encerradas nesta sexta-feira, 28/1.
De acordo com a nota divulgada, “o atendimento aos usuários com sintomas gripais seguirá ao longo do dia e, após as 17h, o serviço deixará de ser oferecido naquele local.”
A medida, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), considera a previsão inicial de funcionamento da unidade por 15 dias como resposta emergencial à alta demanda por síndromes gripais nas unidades de saúde, e também leva em conta a redução da procura pelo serviço e a queda no número de testes com resultados positivos, observada ao longo desta semana.
QUE ISSO?
O Centro de Testagem do Studio 5 foi instalado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no último dia 12, e até esta quinta-feira, 27, havia realizado 38.581 exames.
Conforme a Prefeitura de Manaus, “Dia a dia, houve redução do percentual de casos positivos.” No dia 13 de janeiro, primeiro dia de funcionamento integral da unidade, foram realizados 2.243 testes, dos quais 70% com resultado positivo. Na quarta-feira, 26, dos 1.938 testes, apenas 22% tiveram resultado positivo.
No entando na edição 663 da FVS-RCP, a capital amazonense registrou 3.021 novos casos confirmados. Vale ressaltar que a soma é em Manaus. O Amazonas bateu a marca de 6.312 novos casos de Covid-19, totalizando 515.440 casos da doença no estado.
Segundo o boletim, foram confirmados 5 óbitos pela Covid-19, sendo 3 ocorridos na quarta-feira (26/01) e 2 óbito
INACREDITAVÉL
Nesta semana, o Amazonas voltou à Fase Vermelha por conta do crescimento da variante Ômicron. O que significa um alto risco de contaminação.
De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, a taxa atingiu 2,04 nesta quarta-feira (26/01), o que significa que cada 100 infectados podem transmitir o vírus para outras 204 pessoas. A situação voltou ao patamar de março de 2021.
Mas, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informou que a prefeitura está avaliando a abertura de um novo serviço de testagem, desta vez na zona Leste ou na zona Norte.
“Avaliamos que esse primeiro centro cumpriu seu papel, oferecendo diagnóstico, atendimento médico e medicamentos de forma descentralizada, reduzindo a pressão sobre as unidades básicas de saúde”, explicou.