
As plataformas digitais são uma ótima opção para quem quer comprar produtos sem sair de casa. No entanto, é preciso ter cuidado ao negociar veículos, pois existe um golpe comum chamado de falso intermediário.
O delegado Rodrigo Barreto, titular da Delegacia Especializada em Roubo e Furtos de Veículos (DERFV), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), explica como funciona o golpe.
“O criminoso entra em contato com o vendedor do veículo e se identifica como um interessado em comprar. Ele pede para que o vendedor retire o anúncio do site, sob a promessa de adquirir o produto. Enquanto isso, o golpista coleta todas as informações sobre o veículo e cria um anúncio falso, em um perfil também falso, colocando o veículo à venda com um valor muito inferior ao valor normal”, disse.
O delegado alerta que o golpe é um estelionato, pois o golpista não é o real vendedor do veículo.
“O comprador acredita que está fazendo uma boa compra, mas na verdade está sendo enganado. O vendedor original também é afetado, pois perde o veículo e pode ter que responder por um crime de estelionato”, afirmou.
O delegado Rodrigo Barreto orienta que os interessados em comprar veículos em plataformas digitais devem estar atentos aos detalhes para evitar cair no golpe.
“É importante verificar se o anúncio é verdadeiro, conferindo as informações e os valores. Também é importante se certificar de que quem está vendendo é o verdadeiro proprietário do veículo”, disse.
O delegado também orienta que, caso seja vítima do golpe, o primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na DERFV ou no Distrito Integrado de Polícia (DIP) mais próximo.
A DERFV está situada na rua Adelaide Carraro, bairro Planalto, zona centro-oeste, e funciona em regime de 24 horas.