Início Cidade Amazonas: uma hora calor arroxado e do nada friagem de tremer o...

Amazonas: uma hora calor arroxado e do nada friagem de tremer o beiço

234
O gráfico leva do frio para o calor nos próximos dias - Imagem: Clima Tempo

MANAUS FRIENTA – A Amazônia é uma das maiores unidades morfoclimática da Terra, ocupando quase 2/5 da América do sul com os seus quase 7 milhões de quilômetros quadrados. Por estar localizada numa região equatorial, as taxas de radiação solar e as umidades do ar são elevadas, proporcionando uma vegetação exuberante (Floresta Amazônica) e uma espetacular rede hidrográfica denominada Bacia Amazônica.

Por muitas vezes é classificado e homogeneizado como quente e úmido, porém é necessário fazer uma análise mais complexa do clima da região, levando em consideração as especificidades de cadalugar dessa vasta planície equatorial. Amazônia Legal ocupa 60% do território brasileiro distribuída em 9 estados brasileiros (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

O estado do Amazonas é o maior estado brasileiro com mais de 1,5 milhões de quilômetros quadrados e uma população estimada em 3,4 milhões de habitantes distribuída em 62 municípios.

A população amazonense acostumada com as altas temperaturas e abaixa amplitude térmica anual é, por vezes, surpreendida por um fenômeno interessante de abaixamento das temperaturas denominado localmente como friagem.

A friagem, como o fenômeno é chamado no Norte, é um reflexo da derrubada de temperatura no Sul e Sudeste nos últimos dias, onde as temperaturas chegaram a ficar negativas. A queda nos termômetros é fruto de uma massa de ar polar com atuação do La Niña, que intensifica as características do inverno nas regiões mais frias do país. “Como já estávamos com dois a três anos sem essas massas de ar polar tão potentes, as pessoas esquecem. Mas é normal o frio intenso no Sul’’, explica Cléber Souza, meteorologista do Inmet.

Conhecido como ‘friagem’, o fenômeno que baixa as temperaturas na maior parte do Amazonas e outros estados da Região Norte do Brasil ocorre devido ao deslocamento de uma massa de ar fria para latitudes baixas e ocorrem, geralmente, durante o inverno do Hemisfério Sul, período em que os amazonenses sentem grande alívio já que a região é reconhecida como uma das mais quentes do país devido ao alto nível de umidade, da baixa latitude e alta incidência de radiação solar.

“Esta reportagem foi produzida com apoio do programa Diversidade nas Redações, da Énois, um laboratório de jornalismo que trabalha para fortalecer a diversidade e inclusão no jornalismo brasileiro. Confira as metodologias na Caixa de Ferramentas

Texto de responsabilidade: Guilherme Neto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui