Início Destaque Após prisão de seu presidente, Caprichoso afirma que nada está provadoInocente até...

Após prisão de seu presidente, Caprichoso afirma que nada está provado
Inocente até que se prove o contrário

620

A prisão do presidente do Caprichoso nesta segunda-feira pela Polícia Federal abalou as estruturas do Boi. A operação Ponto de Parada desencadeada pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União afirma que Jender Lobato faz parte de um esquema de desviou de verba Federal da Educação, em Presidente Figueiredo. Apesar do escândalo, o Boi emitiu nota afirmando que não vai se manifestar agora, e que seu presidente é inocente até que se prove o contrário.

Além de Jander, foi preso Sério Vianna, ex-vice do Caprichoso, pai do deputado Saullo Vianna, alvo da Operação. Rosedilse de Souza Dantas e Udsom Maranhão Santos Duarte, assessora e empresário, também foram presos. “A diretoria do Boi Caprichoso, tomando conhecimento do fato ocorrido hoje pela manhã na capital do Estado do Amazonas, acompanha atentamente as informações que envolvem o nome do presidente Jender Lobato e do ex-vice presidente, Sérgio Viana, para que, no momento oportuno, possa se pronunciar a respeito! A Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso aguarda o transcorrer das investigações, pois até o presente momento não existe nenhuma acusação formal feita contra o presidente Jender Lobato e nem contra o ex-vice presidente Sérgio Viana.”, diz trecho na nota assinada por  Karu Carvalho, vice presidente do Boi azul.

CGU AFIRMA QUE DESVIOS VIERAM DO FUNDEB E DO PNATE

A CGU explicou o que suas apurações concluíram e porque os quatro foram presos. Foram cumpridos 7 mandatos de apreensão. “A Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta segunda-feira (23/11), no Amazonas, da Operação Ponto de Parada. O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF). O objetivo é desarticular um esquema de desvio de recursos públicos do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).”

A autoridade divulgou nota em sua página oficial explicando como foram feitos os desvios em Presidente Figueiredo. “O trabalho teve como origem o Programa de Fiscalização de Entes Federativos da CGU no município de Presidente Figueiredo (AM), no segundo semestre de 2019, resultando na verificação de fraudes na contratação de empresa para transporte escolar e na aquisição de combustível para o transporte escolar. As ilicitudes ocorreram nos exercícios de 2017 e 2018. Os auditores observaram que a empresa contratada para o transporte escolar atuava como mera intermediadora na prestação dos serviços, o que gerou um superfaturamento de R$ 3.903.405,70, com recursos federais. Já a aquisição de combustível para o transporte escolar, apresentou um superfaturamento de R$ 1.865.091,81, com recursos ordinários do município.”

SAULLO VIANNA SE DEFENDE 

Após a operação estourar e prender seu pai, o deputado Saullo Vianna emitiu nota por meio das redes sociais, e disse ser ele um fiscal do dinheiro público. “Manifesto que estou à disposição das autoridades para colaborar no trabalho de investigação sobre as denúncias relacionadas a licitações em Presidente Figueiredo, em 2017.
Meu trabalho como parlamentar desde 2019, quando assumi o cargo, inclusive, é fiscalizar a aplicação de recursos públicos e sou muito cioso com essa função. ⠀



Vou procurar me inteirar dos autos para entender o envolvimento do meu nome nessa acusação para que eu transmita as informações necessárias e de forma transparente, como sempre faço, para a sociedade. ⠀Continuo firme no meu trabalho de servir ao Amazonas.”, disse.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui