
CRIME AMBIENTAL – As equipes da 70ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Juruá (distante 674 quilômetros da capital), com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Guarda Civil Municipal daquela localidade, aprenderam na sexta-feira (16/07), por volta das 19h30, 43 quelônios de espécies distintas e oito redes de arrastão para captura dos mesmos, em uma praia do município e também em uma embarcação que estava a caminho de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus). Quatro pessoas foram detidas por crime ambiental.
De acordo com o investigador de polícia Kedson Lira, gestor da unidade policial, as equipes estavam em diligências pelos locais mencionados para realizar um trabalho de prevenção desses crimes, porém, durante a ação, os policiais encontraram em uma praia oito redes de arrastão do tipo “capa saco” e três capas que são usadas exclusivamente para a captura de quelônios.
VEJA O VÍDEO
“Em continuidade aos trabalhos, foi abordada uma embarcação que havia saído da sede de Juruá, ocasião em que foram localizados 43 quelônios de espécies como Anori, Iaçá, Tartaruga, Tracajá e Zé Prego. Alguns animais estavam embalados com papelão e fita adesiva para que não se mexessem, e eram transportados dentro de malas, sacos e até em caixas térmicas de isopor, que estavam na cozinha do barco”, explicou o gestor.
Os quelônios foram devolvidos ao habitat natural, diante das condições em que se encontravam. Os infratores foram conduzidos à 70ª DIP para os procedimentos legais. Eles também foram multados e indiciados por crime ambiental, e responderão ao processo em liberdade.