Início Economia Atividade econômica brasileira desacelera 0,06% em outubroIBC-Br cai 0,06% em outubro, mas...

Atividade econômica brasileira desacelera 0,06% em outubro
IBC-Br cai 0,06% em outubro, mas cresce 2,19% em 12 meses

98
Atividade econômica brasileira desacelera 0,06% em outubro
Foto: reprodução

Atividade econômica brasileira desacelera 0,06% em outubro. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) caiu 0,06% em outubro de 2023, na comparação com setembro. É a terceira queda consecutiva do indicador, que mede a atividade econômica do país.

Apesar da queda, o IBC-Br ainda está 2,19% acima do mesmo mês do ano passado. No acumulado em 12 meses, o indicador também está positivo.

O IBC-Br é uma importante ferramenta para o Banco Central (BC) na tomada de decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade de setores da economia, além do volume de impostos.

A queda do IBC-Br em outubro pode ser explicada por uma combinação de fatores, incluindo a desaceleração da produção industrial, o aumento dos juros e a inflação elevada.

A produção industrial brasileira caiu 0,1% em outubro, na comparação com setembro. É a segunda queda consecutiva do indicador.

Os juros no Brasil estão em alta desde março de 2021, em um esforço do BC para conter a inflação. A Selic, taxa básica de juros, está em 11,75% ao ano.

A inflação no Brasil também está em alta. Em outubro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) subiu 0,64%, acumulando alta de 10,74% em 12 meses.

O BC já reduziu os juros pela quarta vez no semestre, em um ciclo que deve seguir com cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões. O BC tem indicado que vai continuar a reduzir os juros até que a inflação esteja sob controle.

Leia também: Livros mais vendidos no Brasil em 2023: Romance, autodesenvolvimento e ficção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui