
O Butantan anunciou nesta sexta-feira (26) a criação da primeira vacina 100% brasileira contra a Covid. A ButanVac dará entrada ainda hoje na Anvisa para que possa entrar na fase de testes clínicos. Se todo o cronograma estabelcido der certo, o instituto começa a produzir a vacina em maio e pode entregar 40 milhões de doses a partir de julho.
E tem mais. A vacina é mais barata que as outras contra a Covid porque foi desenvolvida com o método das demais vacinas contra a Covid, e ainda deve ter eficácia maior que as concorrentes. Como a expectativa é de necessidade de renovação anual da vacina, o Brasil estaria em posição de vatangem, tornando-se vendedor de vacinas para o mundo.
NOTA DO BUTANTAN:
“O Butantan anuncia a criação da ButanVac, a 1ª vacina 100% brasileira contra a Covid-19. O Instituto Butantan vai solicitar autorização da Anvisa para iniciar em abril um ensaio clínico das fases 1 e 2 da ButanVac no Brasil. O Butantan tem capacidade para produzir a vacina que será desenvolvida integralmente no país sem depender de importações. A produção deve começar ainda este ano, quando o Butantan poderá utilizar a fábrica que hoje faz a vacina contra Influenza. A previsão é que a ButanVac seja entregue ao Brasil ainda em 2021. Grande notícia para a ciência brasileira.”