Início Destaque Câmara aprova ultrassom obrigatório para mulheres com risco de câncer

Câmara aprova ultrassom obrigatório para mulheres com risco de câncer

635
Um mamógrafo móvel na praia de Copacabana à disposição para que mulheres com indicação médica possam realizar o exame na hora em ação do Outubro Rosa promovido pela Alerj

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19) o Projeto de Lei (PL) 7.354/17, que estabelece a realização, no Sistema Único de Saúde (SUS), do exame de ultrassonografia mamária em mulheres jovens com elevado risco de câncer de mama. O texto segue agora para sanção presidencial.

A medida beneficia as mulheres que não podem ser expostas a radiação, na faixa etária de 40 a 49 anos, ou com alta densidade mamária.

De autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), o projeto altera a Lei 11.664/2008, que previa a realização do exame de mamografia para todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade. Segundo a senadora, o exame de mamografia não se mostra adequado, nem suficiente para o diagnóstico do câncer de mama em mulheres com tecido mamário denso.

O exame será gratuito e feito mediante solicitação médica em unidades públicas de saúde ou em hospitais e clínicas conveniadas.

Fonte: Agência Brasil 

Artigo anteriorDois passageiros do Diamond Princess morrem devido ao novo coronavírus
Próximo artigoOitava edição do programa ‘Peixe no Prato’ vai atender moradores do Puraquequara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui