
Áreas dominadas pelo tráfico, com altos índices de crimnalidade, mortes, latrocínio e insegurança, as zonas Norte e Leste são a mais nova aposta do governo do Amazonas para diminuir as ações dos bandidos que dominam Manaus.
Queima de fogos, venda de drgoas, medo de sair na rua por parte da população, muros pixados. Os bandidos estão vendenco a guerra. “As zonas norte e leste de Manaus terão as ações voltadas à segurança pública intensificadas, com a entrega de 50 novas viaturas com tecnologia de ponta.”, afirma o Estado.
Homicídio, tentativa de homicídio, latrocínio, lesão corporal, furto, roubo e festa dos bandidos. A situação das zonas Norte e Leste não está fácil. “Essas viaturas, minha determinação para o secretário de Segurança e para o comandante da Polícia Militar, têm que estar nas ruas fazendo a segurança da população, têm que estar nas áreas vermelhas, porque nossa população precisa de paz para poder ir trabalhar, para poder deixar a criança na escola. Nós já identificamos, mapeamos as áreas onde se necessita de uma atenção maior para que efetivamente essa segurança aconteça”, disse Wilson Lima.
Os novos veículos – modelos Ranger 4×4, S-10 e Hilux – possuem tecnologia embarcada, rádio comunicador e câmeras internas e externas, ampliando o amparo tecnológico dos policiais militares em serviço nas ruas da capital.
Com as novas viaturas será possível, por exemplo, ampliar o número de veículos que foram localizados e recuperados após roubo. De janeiro a setembro deste ano, 315 veículos foram localizados e recuperados na zona norte de Manaus, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Além das viaturas, a Polícia Militar também recebeu 60 mil munições, além de 40 câmeras filmadoras para a Rocam Motos e 15 aparelhos telefônicos.
Os equipamentos recebidos pela SSP-AM e que estão sendo entregues ao DPTC são oriundos de parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).