Início Estado Corpo de Bombeiros monta força-tarefa para combater incêndio em área de mataMais...

Corpo de Bombeiros monta força-tarefa para combater incêndio em área de mata
Mais de 40 bombeiros estão atuando em Iranduba para combater o incêndio.

199
Corpo de Bombeiros monta força-tarefa para combater incêndio em área de mata
FOTO: Mauro Neto / Secom

Um incêndio de grandes proporções atinge uma área de vegetação no Distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) está realizando, desde segunda-feira (25/09), uma força-tarefa para combater o incêndio, que atinge uma área de mata de, aproximadamente, três quilômetros de extensão.

Mais de 40 bombeiros estão atuando no sinistro, que é proveniente de ação humana. O vento somado às altas temperaturas registradas tiveram influência direta na rápida propagação das chamas.

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, está sendo necessário um trabalho estratégico logístico da força-tarefa para fazer o deslocamento das tropas, levando em consideração que a área atingida é de difícil acesso.

“É uma grande força-tarefa do Governo do estado e da prefeitura de Iranduba para fazer frente a esses incêndios florestais que estão dentro da mata primária. Existe muita vegetação seca e a gente está com homens, equipamentos e utilizando técnicas adequadas para extinguir completamente. A gente está dedicando esforços e equipamentos, além de pessoal capacitado, para combater esses incêndios”, explicou o comandante-geral do CBMAM.

Ainda não há informações sobre a extensão dos danos causados pelo incêndio, mas o CBMAM informou que a preocupação é com a preservação da fauna e da flora local.

Os incêndios florestais são um problema recorrente na Amazônia. Em 2022, o número de focos de queimadas na região já superou o registrado no mesmo período do ano passado.

A principal causa dos incêndios florestais na Amazônia é a ação humana, seja por negligência, seja por incêndios criminosos.

“Tem causa humana. É alguém que passou por aqui, fez uma fogueira de forma negligente ou até mesmo criminosa. Por isso, mais uma vez, a gente pede que em hipótese alguma você faça fogo. O clima está muito propício à propagação de incêndios, então certamente foi atuação de uma pessoa que iniciou isso aqui” reforçou o comandante.

Monitoramento e tratativas

Na manhã desta terça-feira (26/09), o comandante-geral da corporação realizou uma videoconferência com secretários municipais das pastas de Defesa Civil e Meio Ambiente dos 21 municípios do estado onde estão os maiores registros de focos de incêndio.

“Nós desenvolvemos uma agenda de coordenação integrada com todos os municípios em que o corpo de bombeiros está atuando. Com os secretários de meio ambiente e defesa civil, porque são eles também que estão no fronte de ataque para somar esforços com o corpo de bombeiros e a gente conseguir mitigar esses problemas”, concluiu o comandante.

Dados de ocorrência

Conforme o compilado de dados da Sala de Situação da corporação, entre 12 de julho e 25 de setembro, foram combatidos 1.317 incêndios, sendo 496 casos na capital e 821 registros no interior. Atualmente, o CBMAM possui equipes de bombeiros combatentes atuando em 21 municípios do interior, com maior incidência de ocorrências deste segmento.

Corpo de Bombeiros monta força-tarefa para combater incêndio em área de mata
FOTO: Mauro Neto / Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui