Início Destaque CPI da Saúde quer ajuda do TCE para vasculhar contas da SusamOrdem...

CPI da Saúde quer ajuda do TCE para vasculhar contas da Susam
Ordem é passar o pente fino

123
0

Para que se faça uma devassa nos gastos da Susam, desde 2011, a CPI está pedindo ajuda. O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) afirmou, na manhã desta terça-feira (19), que deu entrada e submeterá à votação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Saúde, instaurada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), três requerimentos considerados por ele fundamentais para a correta condução dos trabalhos da equipe neste momento de fiscalização.

Os documentos solicitam a emissão de ofícios ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), assim como a disponibilização de auditores fiscais para o acompanhamento dos trabalhos. A CPI foi instaurada na última semana e visa investigar todos os atos na saúde do Amazonas durante o período de 2011 a 2020. Péricles é presidente da comissão.

Lembrando que semana passada o TCE pediu o afastamento definitivo da Secretária de Saúde, Simone Papaiz, que ainda não esclareceu ao órgão a compra dos respiradores com sobrepreço de 300% em adega de vinho.

“O difícil acesso a qualquer dado ou documentação por parte da Susam foi um dos grandes motivadores para que eu pedisse a instauração desta CPI. São muitas mortes em nosso estado visivelmente decorrentes de má gestão do dinheiro público. São hospitais sem estrutura adequada, profissionais sem salários, além da aquisição de produtos que sequer atendem à grave realidade vivida por nossa população vítima da Covid-19. Só estou pedindo transparência. E a comissão vem para nos ajudar neste sentido”, disse Péricles ao site da ALE.

A CPI também terá acesso aos dados da Operação Maus Caminhos, que identificou uma roubalheira milionária na pasta. As gestões de Omar Aziz, José Melo, David Almeida e Amazonino Mendes também serão checadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui