Início Cidade DENÚNCIA: “Estão ‘cozinhando’ os pacientes que precisam de cirurgia no 28 de...

DENÚNCIA: “Estão ‘cozinhando’ os pacientes que precisam de cirurgia no 28 de Agosto”
"Está com dois dias que o médico não vem visitar o leito da minha irmã", disse outra entrevistada

1308
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Guerra interna – Acompanhantes de pacientes que aguardam por cirurgia no Hospital 28 de Agosto, em Manaus, procuraram o Portal Repórter Manaós na manhã desta quinta-feira (15), para denunciar a unidade médica. Conforme o relato da estudante Ametista Machado Moraes, acompanhante do esposo, o servidor público Euder dos Santos Elutério, de 36 anos, que espera desde a última terça-feira (13), para realizar cirurgia de vesícula e diverticulite, os médicos estão se recusando a fazer qualquer operação por um impasse com o Governo do Estado do Amazonas.

De acordo com a jovem, mais de 30 pessoas estão aguardando cirurgia no local. “O descaso dos médicos do 28 de Agosto, eles estão ‘cozinhando’ os pacientes que precisam de cirurgia de emergência, pois estão em guerra interna com o Wilson Lima”.

Foto: Arquivo Pessoal/Ametista Moraes

Ainda segundo Ametista, na manha de ontem, a assistente social chamou todos os acompanhantes e informou que não poderíamos mais ficar com os pacientes que estão na ala da Clínica Cirúrgica de Observação (CCO). “Nos mandaram para casa. A equipe de enfermeiros nos plantões está sobrecarregada 1 a 2 enfermeiros com 4 técnicos de enfermagem para atender mais de 70 pacientes. Eu não culpo eles [equipe de enfermagem], são uns heróis”.

Foto: Arquivo pessoal/Ametista Moraes

A jovem ainda contou que o esposo recebeu alta médica na manhã de hoje, sem ao menos passar pela cirurgia que tanto precisa. “Estamos numa zona de guerra. Hoje ele me ligou e disse que estava liberado. Misericórdia Senhor! Ele precisa dessa cirurgia. Têm vizinhos de leitos que estão a mais de 16 dias aguardando e só passam medicação para dor”, ressaltou a estudante.

A situação também foi confirmada por outra acompanhante, que pediu para não ter o nome revelado na matéria por medo. “Aqui está superlotado e a cada dia chega mais gente. Está com dois dias que o médico não vem visitar o leito da minha irmã, que está há 17 dias esperando pela cirurgia de pedra na vesícula e nada. Eles estão proibindo a presença de acompanhantes. Para tirar uma medicação passam horas. Sem contar que tem muitas pessoas morrendo aqui dentro e não fazem nada”.

Foto: Arquivo Pessoal

Em nota, a direção do HPS 28 de Agosto informou que as cirurgias estão acontecendo normalmente na unidade. Nos últimos dois dias, 26 cirurgias foram realizadas no hospital.

A direção esclarece ainda que alguns pacientes internados na clínica cirúrgica estão passando por reavaliação e, nos casos que não há necessidade de internação, estão sendo liberados. A medida foi tomada para evitar infecções e contaminações dos pacientes.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa, ainda, que cirurgias para a retirada de pedra na vesícula são procedimentos eletivos, ou seja, não urgentes e que podem ser agendados.

3 COMENTÁRIOS

  1. Estou no.instituto da mulher e preciso de um anjo pra me ajudar a me internarem, porq tô com 41 semanas já o obstetra que me avaliou di q tô com.40 semanas ainda e q e pra mim voltar pra casa . E a médica q me acompanhou nao pré natal tá certo 41 semana e dois dias. Minha BB tá correndo risco alguém me ajuda . Porfavor

  2. Eu não tive outra escolha e voltei pra minha residência que e aqui em Rio preto da Eva , não fui internada . Mas que tem algum problema na máquina de ultra som tem ( queira Deus que não , que eu esteja enganada) porq passei pela ultra com o primeiro obstetra e deu uma coisa , aí esperei TROCAR de plantão pra ser atendida por outro e já nessa deu alguns detalhes diferentes . Queira Deus oh que eu esteja errada mesmo . As horas da parte da noite q eu tava la e muitas mulheres chegando com dores dores pra ter neném , e uma demora
    pra ser atendida , nem pensei em registrar porq também tava aflita comigo .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui