Início Destaque Dias das Mulheres: A professora que dedica sua vida para ensinar e...

Dias das Mulheres: A professora que dedica sua vida para ensinar e não se arrepende: “Há 31 anos”
Educação em primeiro lugar

1682
No registro a esquerda, Professora Valdelina no primeiro ano que comecou a lecionar em 1990. Na imagem a direita, uma mulher floresceu, forte e determinada. Foto: Arquivo Pessoal

Que a equipe do Repórter Manaós tem o enorme respeito pelos educadores, isso tudo todo mundo já sabe. Basta olhar nossas demandas e pautas realizadas para o setor da Educação. E hoje, dia 8 de março de 2021 a nossa 4ª homenageada pelo Dia Internacional da Mulher é a professora Valdelina Veiga da Silva, 49 anos, que exerce com muito esplendor o ofício há 31 anos. Moradora do município de Iranduba, tem dois filhos em casa e centenas nas escolas Fernando Damasceno e Isaías Vasconcelos, onde a educadora ensina os segredos da Matemática e da Física.

Meio tímida, mas muito feliz ao ser entrevistada, ela relembrou o sonho de sua mãe, Ernestina Veiga da Silva, que queria muito ter na família uma educadora. “Fiz o curso de magistério porque na época que terminei o ginasial em Manacapuru, era somente o curso de 2° grau que existia, e também porque era um sonho de minha mãe ter uma filha professora.” E assim ela fez fama. Quem nunca teve uma aula cheia de dinâmica com a ‘fessorinha’?.

Hoje, em tempos de pandemia, o que é algo inédito para nossa geração, professores tiveram que se adaptar ao ‘Novo Normal’ e Valdelina não ficou para trás. “Essa reinvenção no início foi difícil, pois estava acostumada com a sala de aula, o contato com os alunos e isso se quebrou. Tive que aprender a lidar literalmente com a tecnologia, o uso constante das mídias, a busca por meios que facilitassem o trabalho”, confidenciou.

Na frente da TV acompanhando as aulas. Foto: Arquivo Pessoal

Questionada sobre a relação com os ex-alunos e alunos atuais, a mestra encheu o peito com orgulho e disse: “Sempre recebo mensagens de ex-alunos, hoje formados e exercendo suas funções com maestria, agradecendo e dizendo o quanto eu contribuí para esse desenvolvimento. Essa é a melhor parte de nossa profissão”.

Foto: Arquivo Pessoal

Ela não se arrepende de ter seguido o sonho da mãe. “De maneira nenhuma! Como diz um colega: professor recebe pouco, mas se diverte!”, e se define como, “Uma mulher batalhadora, determinada e muito responsável naquilo que faz!”. Parabéns, professora Valdelina, todo nosso respeito e admiração.

Por Suzana Martins – Equipe Repórter Manaós 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui