Início Política Em Iranduba, Câmara convoca Secretário de Finanças para explicar aumento no IPTUPopulação...

Em Iranduba, Câmara convoca Secretário de Finanças para explicar aumento no IPTU
População prejudicada

1327
Foto: Equipe Repórter Manaós

Na manhã desta terça-feira (09), a Câmara Municipal de Iranduba aprovou por unanimidade durante a 4ª Sessão Ordinária, a convocação do Secretário de Finanças do município, Mateo Ballester, para explicar o motivo do aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), após a Casa Legislativa receber uma denúncia de um morador que relata um aumento de mais de 500% na taxa relativo aos anos de 2020/2121.

De acordo com o vereador e presidente da Comissão de Defesa do Direito do Consumidor, Luís Carlos Rodrigues de Moura ‘Velho’ (Republicanos), o município não teve atualização de imóveis no ano de 2020 e não pode ter aumento na base de cálculo sem autorização do parlamento. “A gente recebeu uma denúncia no parlamento municipal que fala sobre a questão o IPTU de 2020/2121; ele [denunciante] pagava R$ 81,00 e passou a pagar mais de R$ 500,00 – um aumento de 599.9%. Hoje, aprovamos por unanimidade um requerimento da Comissão de Defesa do Consumidor convocando o Secretário de Finanças, juntamente com o Coordenador de Tributos para esclarecer os fatos narrados à Câmara”.

Ainda segundo o edil, a população não pode ser prejudicada, ainda mais em tempos de pandemia. “Estamos num momento de pandemia. As pessoas estão praticamente sem empregos, precisando sobreviver; vem um aumento muito abusivo que a gente quer esclarecer. Qual foi a base de cálculo que chegou para ele pudesse fazer esse aumento que está prejudicando a população de Iranduba?”.

O Secretário de Finanças, Mateo Ballester, tem 30 dias para se apresentar no Plenário da Câmara Municipal de Iranduba e esclarecer os fatos.

O vereador ressaltou que quem se sentir prejudicado com o aumento do IPTU pode procurar a Casa Legislativa e denunciar. “Deve nos procurar. Vir até o meu gabinete (vereador Velho) e protocolar sua denúncia”, finalizou.

Confira o vídeo: 

Por Suzana Martins – Equipe Repórter Manaós 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui