Início Cidade Enfrentando câncer na mama, dona Maria vence a Covid em ManausLição de...

Enfrentando câncer na mama, dona Maria vence a Covid em Manaus
Lição de vida na pandemia

144
0

Diagnosticada com câncer de mama, a aposentada Maria das Graças da Costa Oliveira, de 72 anos, precisou dar uma pausa na quimioterapia para enfrentar outra batalha: a doença causada pelo novo coronavírus. Foram sete dias de internação no hospital de campanha municipal Gilberto Novaes, na zona Norte, para, enfim, soltar o grito: “Eu venci a Covid-19!”. Maria das Graças está entre os pacientes que se trataram na unidade – administrada pela Prefeitura. Ao todo, mais de 470 altas médicas foram concedidas no hospital de campanha em 54 dias de funcionamento.

Comemoração

Sem esconder a emoção, Maria das Graças saiu pelo corredor do hospital, sob aplausos e cantando louvores, feliz por encerrar o tratamento hospitalar no dia do aniversário de 51 anos da filha Dina Oliveira, a terceira de nove irmãos. “É o meu presente para ela”, declarou a paciente.

A aposentada agradeceu o tratamento recebido por toda a equipe de profissionais do hospital, assim como Dina, que pôde comemorar mais um ano de vida, com o seu bem mais precioso ao lado, a mãe. “O presente que pedi ao Senhor era a saúde da minha mãe restabelecida. E agora ela sai daqui curada”, afirmou.

BATALHA

Segundo Dina, a família descobriu o câncer de Maria das Graças há um ano e meio. Depois de todos os exames necessários, foi realizado o pré-operatório para retirada das mamas. Contudo, em janeiro deste ano, foi necessário dar início ao tratamento com a quimioterapia, após o diagnóstico de que o tumor havia produzido metástase, ou seja, invadido células sadias e se espalhado para outros órgãos do corpo, mais precisamente o pulmão. “Quando veio esta pandemia, nós ficamos com bastante medo dela pegar a doença, justamente porque o pulmão já estava debilitado. Até que ela começou a sentir todos os sintomas da Covid-19”, explicou a filha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui