
Felipe Naveca, pesquisador da Fiocruz Amazonas, confirma que a nova variante do coronavírus que levou caos e morte a Manaus já está em 11 cidades do interior do Amazonas. Muito provavelmente isso explica o aumento dos casos no interior, que pode sofrer a mesma situação enfrentada por Manaus, ou até pior, já que não há leitos de UTI em nenhuma cidade do interior do Estado.
“Dos 13 municípios, 11 tinham amostra positiva. O interessante é que alguns municípios enviaram apenas uma amostra e nela já confirmava a nova variante”, disse o pesquisador. Ou seja, a nova variante já pode ser a dominante.
A B1 é a dor de cabeça dos amazonenses e já está também em São Paulo, Rondônia e no Reino Unido. Apesar de estados como o Pará e Acre recorrem ao fechamento de fronteiras, assim como países proibirem a entrada de pessoas vindas do Brasil, nada parece conter o coronavírus.
Enquanto isso, a distribuição de vacinas segue paralisada por ordem judicial em Manaus, à espera de que a Prefeitura consiga organizar as ações, de acordo com o que determina o Ministério da Saúde.