Início Cidade FVS-RCP alerta para baixa cobertura vacinal contra poliomielite (paralisia infantil) no AmazonasFundação...

FVS-RCP alerta para baixa cobertura vacinal contra poliomielite (paralisia infantil) no Amazonas
Fundação assinala que doses de vacina estão disponíveis em UBSs em todo o estado; cobertura vacinal no AM é de 63,5%

321
Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) alerta para a baixa cobertura vacinal de poliomielite (paralisia infantil) no Amazonas (63,5%). A taxa está abaixo do parâmetro exigido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 95%, para evitar a possibilidade da doença retornar ao estado. Nesse sentido, a Fundação reforça a importância da vacinação e destaca que doses de vacina contra a doença estão disponíveis em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todo o estado.

Conforme dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), 286 mil doses de vacina contra poliomielite foram aplicadas no estado em 2021. O levantamento é realizado com o quantitativo de doses aplicadas informadas pelas secretarias municipais de saúde nas campanhas de vacinação de rotina para crianças menores de 1 ano.

Em fevereiro deste ano, foi divulgado o registro do primeiro caso de poliomielite (por poliovírus selvagem tipo 3) em Malauí, no sudeste do continente africano, devido à baixa cobertura vacinal. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância de se ampliar a cobertura vacinal contra poliomielite.

“Com o primeiro caso de poliomielite selvagem registrado no continente africano, faz-se necessário um maior avanço nas imunizações. As autoridades sanitárias conseguiram barrar a circulação do vírus, mas temos que concentrar esforços para evitar que tipos de vírus da poliomielite voltem a circular no Amazonas”, enfatiza Tatyana.

Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp do Portal Repórter Manaós

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui