
Policiais da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itapiranga, a 227 quilômetros de Manaus, resgataram na última quarta-feira (11) um idoso de 86 anos que vivia em condições degradantes em uma comunidade ribeirinha do município.
A ação foi desencadeada após denúncia de maus-tratos feita por meio do Disque Direitos Humanos (Disque 100) e pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI).
O idoso, que é usuário de cadeira de rodas, estava em uma moradia improvisada, sem paredes, exposta ao clima e aos perigos da região, como animais selvagens. Os poucos alimentos que havia no local não possuíam local adequado para armazenamento e ficavam expostos a insetos. Além disso, o idoso contava com poucas roupas e a localidade não contava com qualquer tipo de apoio médico ou social.
“Chegando ao local, constatamos que o idoso vivia em situação degradante, em uma moradia improvisada, que contava apenas com uma cobertura de telha, onde havia uma rede, mas sem paredes, exposto ao clima e aos perigos inerentes da região como animais selvagens, por exemplo”, explicou o delegado.
Diante do quadro de vulnerabilidade e possível ocorrência de maus-tratos, o idoso foi resgatado e conduzido à zona urbana de Itapiranga, onde passou por avaliação médica, exames periciais e foi entregue a outros familiares.
No entanto, foi instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para averiguar a possível ocorrência do crime de maus-tratos.