Início Cidade Instituto da Mulher Dona Lindu promove palestra sobre Violência ObstétricaA violência obstétrica...

Instituto da Mulher Dona Lindu promove palestra sobre Violência Obstétrica
A violência obstétrica atinge diretamente as mulheres e pode ocorrer durante a gestação, parto e pós-parto.

228
Instituto da Mulher Dona Lindu promove palestra sobre Violência Obstétrica
Young Asian Pregnant woman holding her belly talking with her child. Mom feeling happy smiling positive and peaceful while take care baby, pregnancy near window in living room at home concept.

Na manhã da última segunda-feira (17), o Instituto da Mulher Dona Lindu unidade vinculada Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHUS), realizou uma palestra sobre Violência Obstétrica com o tema “Conhecer para Combater”.

A iniciativa tem como objetivo a promoção de um espaço de aprendizagem significativa no Sistema Único de Saúde (SUS), para a equipe multiprofissional objetivando a divulgação das boas práticas de cuidado amigo da mulher e da humanização nas instituições de saúde estaduais.

A coordenadora do NEPSHUS Nice Varela, destacou a necessidade em ofertar essa ação para os servidores.

“A melhor forma de prevenir a violência obstétrica é através da Educação Permanente em Saúde, de maneira que por meio do conhecimento e de suas reflexões produzidas, se possa mudar as práticas profissionais, sempre à luz de condutas baseadas em evidencias cientificas e humanizadas”, enfatizou.

A palestra ocorreu em parceria com a Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Regional do Amazonas (COREN-AM), por meio da enfermeira e palestrante Gerda Coelho, que explicou sobre a participação da atuação do COREN na palestra.

“A violência obstétrica é um gênero que configura violência dos direitos humanos fundamentais. Atos de violência obstétrica podem contribuir para o aumento da morbimortalidade materna, fetal e perinatal. Por isso, a Comissão de Saúde da Mulher do COREN AM está realizando um ciclo de palestras sobre a temática nas maternidades da cidade de Manaus, objetivando reduzir morbimortalidade materna, fetal e perinatal, por meio de orientação às equipes multidisciplinares”, finalizou a especialista.

Instituto da Mulher Dona Lindu promove palestra sobre Violência Obstétrica
FOTO: Divulgação/ SES-AM

Formas de Violência

É o desrespeito à mulher, à sua autonomia, ao seu corpo e aos seus processos reprodutivos, podendo manifestar-se por meio de violência verbal, física ou sexual e pela adoção de intervenções e procedimentos desnecessários e/ou sem evidências científicas. Afeta negativamente a qualidade de vida das mulheres, ocasionando abalos emocionais, traumas, depressão, dificuldades na vida sexual, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: saude.am.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui