Início Esporte JEAs 2024: Natação proporciona histórias de superação no segundo dia de provasClassificações...

JEAs 2024: Natação proporciona histórias de superação no segundo dia de provas
Classificações para campeonatos nacionais, medalhas para o interior e memórias de pioneirismos marcaram a quinta-feira (25/07) do JEAs.

71
JEAs 2024: Natação proporciona histórias de superação no segundo dia de provas
Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Esporte – Em mais um dia de competição na 45ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), a Vila Olímpica de Manaus foi palco de histórias emocionantes da natação. Entre as 23 provas realizadas nesta quinta-feira (25/07), presenças de ex-atletas da rede estadual, classificações inéditas e figuras carimbadas marcaram o segundo dia de disputas na modalidade.

A primeira delas foi protagonizada pela atleta Julia Sofia Gonçalves, 14, aluna da Escola Estadual (EE) Antônio Maurity Monteiro Coelho, na zona leste de Manaus. A estudante, que já tinha conquistado a medalha de ouro na prova “infantil feminino dos 50 metros peito”, repetiu a dose na prova de “100 metros”. Contudo, dessa vez Julia venceu a prova desbancando Adriele Marcela da Cruz, atual campeã do Campeonato Brasileiro de Natação de Inverno, por 34 centésimos.

A conquista rendeu para Julia a sua primeira participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que será realizado em setembro, na cidade de Recife (PE).

“Foi muito emocionante. Já chorei com minhas amigas, com a minha treinadora. Conquistar essa vaga perante uma grande adversária também é muito gratificante. Vou para o JEBs com expectativa de conquistar medalhas”, destacou a aluna.

Já para a atleta Alice Monteiro, 16, aluna da EE Antônio Lucena Bittencourt, a participação em competições nacionais já é realidade há alguns anos. Com a medalha de ouro na prova “50 metros borboleta”, Alice vai para a sua 3ª participação em campeonatos brasileiros escolares. Ela já conquistou uma medalha de ouro, uma de prata e outra de bronze nas edições do JEBs de 2022 e 2021.

JEAs 2024: Natação proporciona histórias de superação no segundo dia de provas

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

“Hoje estou feliz pelo ouro e pela classificação. Ainda tenho duas provas para fazer nesse JEAs, e espero conseguir índice para ir para o nacional disputar também essas provas”, enfatizou Alice.

Pioneiro

Com os novos talentos disputando posições a pleno vapor na piscina da Vila Olímpica de Manaus, a competição também teve espaço para um veterano da modalidade. Jefferson Mascarenhas, atualmente técnico de natação, foi o responsável pela primeira medalha amazonense na modalidade no JEBs, ainda em 1983. Um bronze, na prova de “100 metros peito”.

O atleta, que na época foi figurinha carimbada nas edições do JEAs do final da década de 70 e início dos anos 80, foi aluno da EE Sólon de Lucena. Ele ainda conquistou outras duas medalhas de prata no JEBs, na edição de 1984.

“Para mim é um orgulho gigante ter quebrado essa escrita para o Amazonas. Hoje estou aqui, acompanhando e treinando novos talentos. O esporte muda vidas, e é isso que busco passar para os meus alunos. Representei a minha escola e o meu estado, foi um momento marcante na minha vida”, compartilhou Jefferson.

JEAs 2024: Natação proporciona histórias de superação no segundo dia de provas
Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Dos rios à piscina

Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) é a cidade dos atuais campeões da prova do “revezamento medley 4×50 metros” do JEAs. Os atletas Arnaldo Oliveira, David Fonseca, Hector Gonçalves e Efraim Farias levam de volta para a EE Nossa Senhora do Carmo o título de campeões amazonenses.

No trajeto até a medalha de ouro, os atletas passaram por longas viagens, mobilização da família e treinos intensos no Lago do Macurany, braço d’água popular no município de Parintins. O esforço foi recompensado, ressaltou o líder da equipe, Efraim Farias, de 13 anos.

Leia também: JEAs 2024: Modalidades coletivas chegam à fase de definições

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui