Publicidade
Início Mundo Jornalista perde audição ao tomar Cloroquina para prevenir malária

Jornalista perde audição ao tomar Cloroquina para prevenir malária

757

Em meio ao pânico mundial autoridades de saúde alertam que o uso da cloroquina contra o coronavírus só pode ser feito em ambiente hospitalar, em casos graves, com acompanhamento dos médicos e em caráter experimental. A jornalista Mariele Previdi Pedroso tomou o remédio em 2002 como prevenção à malária e perdeu 60% da audição. Ela contou a história em suas redes sociais e pediu que o caso sirva de alerta.

“Espero que possa ser útil e ajude as pessoas a não tomarem um medicamento forte sem necessidade”, escreveu a moradora de Itu, interior de São Paulo.Mariele tomou o medicamento antes de uma viagem para Camarões, na África, onde faria um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Foram os profissionais de saúde locais que deram o conselho que a deixaria sequelada para sempre. “Eles disseram que a região era um grande foco de malária e precisaríamos tomar a droga um mês antes, durante a visita e um mês depois para prevenir a doença. Como não sabia disso quando estava no Brasil, comecei a tomar imediatamente”, conta.

A jornalista começou a sentir zumbidos insuportáveis nos ouvidos e depois de passar por vários médicos finalmente descobriu que era um efeito colateral da cloroquina. Hoje ela usa aparelho para perdas auditivas, que custa R$ 14 mil. “Quando finalmente entendi que tinha sido por causa do remédio, já era tarde demais. Foi extremamente frustrante”, disse em entrevista ao UOL.

A jornalista perdeu 60% da audição do lado esquerdo e 40% do lado direito. A perda é irreversível. “Não escutar bem me prejudicou em diversas situações. Quando meus filhos eram bebês, por exemplo, eu não conseguia escutá-los chorar de madrugada, meu marido tinha que me acordar”.

Artigo anteriorCoronavírus – Delphina Aziz terá hospital de campanha com 200 leitos
Próximo artigoCoronavírus leva João de Deus para casa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui