Início Destaque Manaus começa a vacinar diabéticos, cardiopatas e obesos de 45 a 49...

Manaus começa a vacinar diabéticos, cardiopatas e obesos de 45 a 49 anos nesta terça-feira
Nova fase

447
Foto: Divulgação

Esta terça-feira (6) é uma data marcante na história da vacinação em Manaus. As pessoas de 45 a 49 anos com cardiopatia, diabetes mellitus ou obesidade grave (IMC igual ou maior que 40) entram na campanha de imunização contra a Covid e a cidade dá mais um passo para vencer a pandemia e cuidar de quem aqui vive.

 Pessoas de 55 a 59 anos e, desde a semana passada pessoas de 50 a 54 anos também estão tomando a vacina. “Manaus é a capital que mais avança na imunização dos diferentes grupos contra a Covid-19, superando as metas de cobertura de 90% de cada grupo e acelerando etapas da campanha com responsabilidade e de acordo com a maior vulnerabilidade da população”, comemora o prefeito David Almeida.

O Amazonas é um dos estados que mais vacina e Manaus já assou da casa dos 330 mil vacinados. Desde segunda-feira (5) o estado flexibilizou as medidas restritivas abrindo restaurantes, bares, o ensino médio das escolar particulares e até balneários, ao mesmo tempo em que o Governo se reuniu com a fornecedora de oxigênio preprando-se para que o insumo não falte caso haja uma terceira onda.

COMO POSSO ME VACINAR?

A secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins, informa que os que atenderem aos critérios de idade e doença preexistente e que estejam registrados no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br), devem acessar a janela “Consultar 1ª Dose” e ir ao posto de vacinação no dia e hora informados pelo sistema.

“Aqueles que ainda não têm cadastro, podem registrar seus dados no mesmo link, na opção ‘Comorbidades’ e aguardar o agendamento automático ou procurar de imediato o posto mais próximo com os documentos obrigatórios”, orienta.

O atendimento continua a ser feito nos sete pontos de vacinação, que funcionam com pontos fixos e drive-thru, em todas as zonas geográficas da cidade, das 9h às 16h.

LAUDO MÉDICO

Para receber a vacina, além do documento de identificação original com foto e o CPF, o usuário precisa apresentar laudo médico que comprove uma das três doenças contempladas na etapa atual da campanha. Os diabéticos que não têm laudo podem apresentar a receita médica em papel timbrado oficial do Serviço Único de Saúde (SUS) ou da rede privada de saúde.

No caso de obesidade grave (IMC igual ou maior que 40), o usuário pode comprovar essa condição por meio de declaração emitida por médico ou por qualquer profissional de saúde de nível superior (enfermeiro, nutricionista, educador físico, farmacêutico ou outro). A secretária interina destaca que apenas os portadores dessas três doenças estão sendo agendados pelo Imuniza Manaus;

Comorbidades da fase atual da campanha:

Diabetes mellitus

Obesidade mórbida

Cardiopatias: Insuficiência Cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.

Pontos de vacinação com funcionamento das 9h às 16h:

Zona Norte

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119, Cidade Nova

Zona Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222- Crespo

Universidade Paulista (Unip)

Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro

Universidade Nilton Lins

Avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Flores

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi-AM

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1

Zona Oeste

Balneário do Sesc-AM

Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto

Centro de Convenções de Manaus (sambódromo)

Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui