
MANAUS, AM – No clima de Copa do Mundo, manauaras estão em trabalho final da ornamentação de vias da cidade com bandeiras e pinturas temáticas. Moradores das ruas 3, no bairro Alvorada, estão ansiosos pela estreia da seleção, nesta quinta-feira (24).
Erivelton Vieira, que é um dos nossos coordenadores da Rua 3 declarou. “A maior motivação e continuar o que meu pai fazia infelizmente perdemos ele a pandemia como outros colegas essa será uma forma de serem lembrados por todos nós.
“Pessoas da cidade toda passam por aqui e até de outros Estados. É uma tradição nossa e ficamos muito felizes”, afirmou. “Desde os meus 14 anos eu participo da decoração e hoje eu crio e desenho a ornamentação”.

Ele conta que para financiar a decoração, os moradores vão atrás de patrocinadores, promovem rifas e bingos. A decoração vem sendo preparada ao longo de três meses. Foram usadas cerca de 3 milhões de bandeirolas e aproximadamente R$ 200 mil foram investidos na ornamentação.
Ao olhar para cima, quem caminha pela rua se depara com desenhos da bandeira do Brasil, do escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e até do símbolo do Mundial no Qatar. Também é possível ver pinturas temáticas feitas no asfalto.
“A primeira Copa não ficou tão bonita. Nas próximas, fomos expandindo e, agora, está mundialmente conhecida. Este ano, começamos um pouco tarde mais fomos pra cima, os moradores se uniram, todos os dias, para concluírmos o trabalho a tempo da estreia do Brasil”, disse Erivelton.
Conforme Erivelton, os moradores se unem para fazerem rifas e bingos nos anos antes das Copas do Mundo, para comprarem bandeirinhas, fios e tintas.
“Eu fico muito grato. Fazemos um trabalho como este, com a ajuda de todos. Todos os dias trabalhamos, para ficar bonito. Vamos dizer que o Brasil traga o hexa, estaremos aqui com a nossa torcida. Rua 3 na Copa, do Qatar é aqui”, comentou o Erivelton
“Os moradores da comunidade são muito unidos. Não importa o que passou em Copas passadas, vamos apoiar e torcer aqui, juntos, para conseguirmos mais um título”, finalizou o morador.
“Esta reportagem foi produzida com apoio do programa Diversidade nas Redações, da Énois, um laboratório de jornalismo que trabalha para fortalecer a diversidade e inclusão no jornalismo brasileiro. Confira as metodologias na Caixa de Ferramentas”
Texto: Guilherme Neto – Repórter Manaós