
Mundo – Mulher adota melhor amiga na Coreia do Sul para garantir cuidados na velhice. Eun cresceu em um ambiente familiar abusivo, onde sua mãe era subjugada pelo marido e pela família dele. Por isso, ela decidiu desde cedo que não se casaria nem teria filhos, para não repetir o mesmo padrão.
Em 2016, Eun se mudou para a zona rural da Coreia do Sul e conheceu Lee, que tinha uma história de vida semelhante. As duas logo se tornaram grandes amigas e começaram a morar juntas.
No entanto, quando Eun foi parar no hospital com dores de cabeça crônicas, ela percebeu que a lei sul-coreana só permite que os familiares tomem decisões críticas para o paciente, ou mesmo visitem-no no hospital.
Para que pudessem garantir que uma cuidaria da outra na velhice, Eun e Lee decidiram aproveitar a lei nacional para a adoção de adultos. O processo foi concluído em apenas 24 horas e, agora, Eun é legalmente a mãe adotiva de Lee.
“O que queremos são coisas simples, como cuidar uma da outra, assinar um atestado médico, tirar folga do trabalho para cuidar de um de nós quando o outro estiver doente ou organizar um funeral quando um de nós falecer”, disse Eun à AFP.
A história de Eun e Lee chamou a atenção da mídia sul-coreana e de outros países. As duas são um exemplo de que a amizade pode ser tão forte quanto os laços familiares.
Leia também: Homem encontra bilhete com R$ 100 na rua e divulga nas redes sociais para encontrar a dona