Início Esporte Pelci celebra três anos transformando vidas por meio do esporte no AmazonasPrograma...

Pelci celebra três anos transformando vidas por meio do esporte no Amazonas
Programa lançado em 2022 alcançou mais de 15 mil atletas na capital e no interior.

180
Pelci celebra três anos transformando vidas por meio do esporte no Amazonas
Fotos: Divulgação/Sedel

Esporte – Nesta terça-feira (18/02), o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) completa três anos de criação, consolidando-se como a maior iniciativa socioesportiva do Brasil. Criado em 2022, pelo Governo do Amazonas, o Pelci tem como missão fomentar o esporte de base e promover a inclusão social, o Pelci alcançou mais de 15 mil atletas em 64 núcleos espalhados pela capital e 10 polos no interior do estado.

Pelci celebra três anos transformando vidas por meio do esporte no Amazonas

Fotos: Divulgação/Sedel

“Hoje o programa Pelci comemora três anos, graças à iniciativa e ao investimento do governador Wilson Lima. Hoje é o maior projeto socioespoesportivo do país e além de revelar grandes talentos como o Juninho, que foi para o Atlhetico, a Jennyfer do Palmeiras, vai formar grandes cidadãos”, destacou Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Com a ampliação do programa, atualmente 10 municípios são contemplados com diversas modalidades esportivas, entre elas futebol, futsal, basquete, vôlei, handebol, jiu-jitsu, atletismo e wrestling. Os núcleos estão distribuídos em Manaus e em cidades estratégicas do interior, garantindo que crianças e adolescentes tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades esportivas e alcançar o alto rendimento.

Com foco na inclusão e na promoção da qualidade de vida, o Pelci segue crescendo e transformando a realidade de milhares de jovens, reafirmando o compromisso do Governo do Amazonas com o desenvolvimento do esporte no estado.

Pelci celebra três anos transformando vidas por meio do esporte no Amazonas
Fotos: Divulgação/Sedel

Atletas de base que se destacaram no Pelci alcançaram visibilidade nacional, como Ivan Benjamin integrado à base do Bahia (BA), Jennyfer Matos contratada pelo Palmeiras (SP) e Jackson Júnior, descoberto aos 10 anos no município de Codajás (240 quilômetros de Manaus) e está nas categorias de base do Athletico Paranaense.

“Foi no Pelci onde eu comecei a jogar. Recebi uma proposta do JC Itacoatiara para disputar o Brasileiro, me destaquei e subi para o profissional. Quando voltei para Manaus recebi duas propostas, uma de Brasília e outra de São Paulo, resolvi aceitar a do Palmeiras. Minha vida mudou muito, através do esporte e do Pelci”, enfatizou Jennyfer Matos.

Estão integrados ao Pelci iniciativas como o Futevôlei nos Bairros, Formandos Campeões, Escolinha nos Bairros e Campeões da Vila, ampliando ainda mais o alcance do programa e beneficiando milhares de jovens. Nos últimos anos, o programa se fortaleceu com a utilização de estádios e espaços esportivos da capital, como Carlos Zamith, Ismael Benigno e Oswaldo Frota, tornando-se um verdadeiro celeiro de talentos do esporte amazonense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui